• OUTUBRO ROSA – NOVAS DIRETRIZES PARA TRIAGEM DO CÂNCER DE MAMA

    28 de outubro, 2015

    ht_breast_cancer_detection_kb_131001_4x3t_384-2Estamos terminando o OUTUBRO ROSA. Acontecimentos e ações marcaram todo o mês em todos os lugares do mundo, de uma forma ou de outra, chamando a atenção de todos para a prevenção de uma das doenças de alta prevalência  e que mata muito no mundo,  mas que também pode ser tratada e curada se tiver sua detecção precoce. E mais: ser evitada, se cada vez mais caminharmos para uma vida mais saudável, com uma melhor alimentação, melhor qualidade de sono, mais cuidado com a pele e microbiota intestinal, atenção com o peso  e  com a prática regular de exercícios físico, saber a cada dia mais lidarmos com o stress do dia a dia lidando melhor com “os nãos” e as frustrações que a vida nos dá. As causas do câncer de mama são multifatoriais, portanto, além do fator genético, vários outros estão em jogo. Logo, intervir no que podemos modificar, já pode fazer uma grande diferença, não só nessa, mas como em outras várias doenças.

    Com relação ao câncer de mama, recente artigo publicado no JAMA, publica as novas diretrizes baseadas em evidências para triagem do câncer de mama para mulheres de risco médio de ter a doença. Leia abaixo.

     

    O câncer de mama é a segunda causa principal de mortes por câncer entre mulheres americanas. A detecção precoce permanece a melhor maneira de prevenir mortes relacionadas ao mesmo. Um painel de especialistas juntamente com a Sociedade Americana do Câncer analisaram pesquisas existentes sobre a triagem e atualizaram suas recomendações para mulheres sob risco médio de câncer de mama, ou seja, aquelas não consideradas ser de alto risco de contrair a doença.

    A Importância – O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade prematura entre mulheres americanas. Foi mostrado que a detecção precoce está associada com morbidade e mortalidade reduzidas do câncer de mama.

     

    O Objetivo – Atualizar as diretrizes de triagem de câncer de mama de 2003 da Sociedade Americana do Câncer (American Cancer Society, ACS) para mulheres com risco médio de câncer de mama.

     

    O Processo – A ACS comissionou uma análise sistemática de evidências de literatura sobre triagem de câncer de mama para informar a atualização e uma análise suplementar de dados de registro de mamografia para abordar questões relacionadas ao intervalo de triagem. A formulação das recomendações foi baseada na qualidade das evidências e julgamento (incorporando valores e preferências) sobre o equilíbrio de benefícios e prejuízos.

     

    Síntese de evidências – Mamografias de triagem em mulheres com idades entre 40 e 69 anos estão associadas com uma redução nas mortes por câncer de mama em uma gama de desenhos de estudos, e evidências inferenciais apoiam a triagem de câncer de mama para mulheres a partir de 70 anos que estejam com boa saúde. Estimativas do risco vitalício cumulativo de resultados de exames falso-positivos são maiores se a triagem tiver início em menor idade devido ao maior número de mamografias, assim como a taxa mais alta de reconvocação em mulheres mais jovens. A qualidade das evidências para sobrediagnóstico não é suficiente para estimar um risco vitalício com confiança. A análise dos intervalos de triagem demonstra características de tumor mais favoráveis quando mulheres na pré-menopausa são examinadas anualmente em vez de bienalmente. As evidências não apoiam os exames clínicos de rotina dos seios como um método de triagem para mulheres em risco médio.

     

    Recomendações – A ACS recomenda que mulheres com risco médio de câncer de mama devem passar por mamografia de triagem regularmente a partir dos 45 anos de idade (forte recomendação). Mulheres com idades de 45 a 54 anos devem ser examinadas anualmente (recomendação qualificada). Mulheres com mais de 55 anos devem transicionar para o exame bienal de triagem ou ter a oportunidade de continuar a triagem anualmente (recomendação qualificada). As mulheres devem ter a oportunidade de começar os exames anuais de triagem entre as idades de 40 e 44 anos (recomendação qualificada). As mulheres devem continuar com a mamografia de triagem enquanto tiverem boa saúde geral e uma expectativa de vida de 10 anos ou mais (recomendação qualificada). A ACS não recomenda exames clínicos da mama para triagem do câncer de mama entre mulheres de risco médio em qualquer idade (recomendação qualificada).

     

    Conclusões e relevância – Estas diretrizes atualizadas da ACS fornecem recomendações baseadas em evidências para triagem de câncer de mama para mulheres com risco médio. Estas recomendações devem ser consideradas pelos médicos e pelas mulheres em conversas sobre triagem de câncer de mama.

     

    Referências

     

    Oeffinger KC, Fontham ETH, Etzioni Ruth, et al. Breast Cancer Screening forWomen at Average Risk: 2015 Guideline Update From the American Cancer Society. JAMA. 2015;314(15):1599-1614.

     

    Lizanka Marinheiro -Endocrinologista Phd

    Profa.Pós-Graduação dos programas  de:  Medicina Clínica Aplicada a Saúde da Mulher e de Saúde da Mulher

    Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira – FIOCRUZ