junina pamonha

A FESTA (JUNINA) DA CALORIA

22/06/2012

A FESTA (JUNINA) DA CALORIA

O mês de junho chegou e com ele vêm as festas juninas e seus atrativos gastronômicos. Mas, cuidado com os exageros. De preferência, vá para a festa após o jantar, isso é fundamental para que você não “ataque” todos os quitutes. Segue abaixo os principais pratos oferecidos nas festas em homenagem a São João.

Um copo (100ml) de quentão tem 294 calorias. A presença do composto alcoólico limita o consumo. A substituição do componente alcoólico pelo suco de uva, além de permitir o consumo sem restrições, contém flavonoides que protegem o coração.

O vinho quente tem 120 calorias em 100ml e, por ser proveniente da uva, possui substâncias antioxidantes como os flavonóides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – que possui efeito cardioprotetor. Mas devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação.

Se você gosta de pinhão cozido, saiba que 5 unidades tem 90 calorias. É fonte de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B que aumentam a imunidade e ajudam a controlar o colesterol.

Uma espiga de milho tem 132 calorias. Mas evite comer com manteiga porque tem 225 calorias.

Se a sua preferida é a canjica, 100g tem 226 calorias. Se for preparada com leite desnatado e adoçante artificial, diminui para 165 calorias (100g).

O arroz doce tem 160 calorias em cada 100g. É fonte de cálcio, viatminas do complexo B, carboidratos e tem alto valor energético. Se preparado com leite desnatado e adoçante artificial o seu valor calórico reduz para 87 calorias (100g).

Um pedaço de bolo de fubá (100g) tem 350 calorias. Contém vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno. A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo de 311 calorias para 178 calorias (100g).

A tapioca é produzida a partir da mandioca e o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. A dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. O Romeu e Julieta pode ficar menos calórico se optar por geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena = 28 calorias). A pamonha tem 171 calorias (100g). Se preparar com  adoçante artificial, leite desnatado e margarina light, reduz para 162 calorias a cada 100g.

O pé-de-moleque e a paçoca são feitos à base de amendoim, uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura e elevado teor calórico, devem ser consumidos com moderação. Cada 100g de pé-de-moleque tem 487 calorias. Já 100g de paçoca tem 484 calorias.

O doce de abóbora (207 calorias em 100g) e a batata doce (143 calorias em 100g) são fontes de betacaroteno – precursosr da vitamina A, é um antioxidante que inibe os radicais livres e estimula o sistema imune.

O cachorro quente completo tem 680 calorias e o sem molho tem 260 calorias. Uum espetinho de carne na brasa, sem farinha, tem 119 calorias (50g). E a tradicional pipoca tem 132 calorias em 100 gramas. Se você escolher a light são 108 calorias. Uma maçã do amor esconde exorbitantes 462 Kcal.

Divirta-se, mas não se esqueça: moderação é imprescindível nas festas juninas!

Danyelle de Almeida Ventura
Nutricionista
Mestranda da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ
E-mail: danyelleventura@gmail.com

lizanka