vitamin-d-foods

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D na saúde humana

25/02/2012

Vitamin DA vitamina D, pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, é um nutriente considerado também como hormônio esteróide e na maioria dos indivíduos, a síntese na pele é a principal fonte, sendo o restante obtido pela alimentação e/ou pelo uso de suplementos. Essa vitamina pode atuar em diversos processos celulares, tais como: desenvolvimento e manutenção do tecido ósseo, manutenção de níveis sanguíneos normais de cálcio, função cognitiva, manutenção da massa muscular principalmente em indivíduos idosos, câncer de mama, diabetes melitus, obesidade, doença cardiovascular, entre outros. Sendo assim, em razão de suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças, a insuficiência/deficiência de vitamina D tem sido considerada um problema de saúde pública no mundo todo. Existem dois subtipos de vitamina D: o ergocalciferol (Vitamina D2) e o colecalciferol (Vitamina D3), sendo que ambos os tipos podem ser obtidos pela alimentação. Porém, embora alguns alimentos vegetais sejam fontes de ergocalciferol (menos ativo) e outros alimentos de origem animal, tais como óleo de peixe, gema do ovo e leite integral, fontes de colecalciferol (mais ativo), é a partir da conversão do composto denominado 7-desidrocolesterol na pele exposta à radiação solar (ultravioleta) que a maior quantidade de vitamina D na sua forma mais ativa (colecalciferol) é produzida. Com isso, dieta, exposição solar, atrofia cutânea (principalmente em idosos), alguns medicamentos, co-morbidades hepáticas e/ou renais e deficiência de estrogênio (menopausa) são fatores que também alterar o status de vitamina D no organismo.

Cada vez mais, estudos são feitos para entender melhor o papel da vitamina D e sua deficiência como fator de risco para diabetes melitus, obesidade, câncer de mama, esclerose múltipla, depressão entre outras.

No Instituto Nacional da Saúde da Mulher e da Criança Fernandes Figueira -FIOCRUZ, coordenamos já há 6 anos pesquisas envolvendo a importância da vitamina D.

CONVERSE COM O SEU MÉDICO SOBRE UMA POSSÍVEL DOSAGEM SANGUÍNEA DE VITAMINA D.

Lizanka Marinheiro

Mestre Em Endocrinologia -UFRJ

Doutora em Ciências – FIOCRUZ

DoubleU