alimentos termogenicos

Alimentos Termogênicos

27/03/2012

Parar de comer para emagrecer é uma velha prática que não dá certo e ainda prejudica a saúde. Mas que tal fazer o contrário, comer para queimar calorias e ainda mandar uns quilinhos embora.

 

Não é mágica, mas sim a propriedade de certos alimentos chamados de TERMOGÊNICOS, que quando digeridos, aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam emagrecer.

 

Conheça agora 10 alimentos que ajudam a queimar aquela gordura indesejada!!

 

1.     ÁGUA GELADA: beber 8 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura de água de 5 graus para 37, que é a temperatura corporal interna.

 

2.     PIMENTA VERMELHA: acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão.

 

 3.     GENGIBRE: aumenta o metabolismo, além de diminuir resposta inflamatória. Pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja e maçã.

 

 4.     ÔMEGA 3: além de acelerar o metabolismo, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes ( maiores fontes, salmão e sardinha), semente de linhaça e semente de chia.

 

 5.     CHÁ VERDE: reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.

 

 6.     OLEAGINOSAS: grupo da castanha do pará, nozes, avelã, amêndoas, pistache. Seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, envolve aumento do gasto de energia basal e da termogênese induzida pela dieta. Além de serem ótimas fontes de vitamina E, selênio, magnésio e ômega 3.

 

7.     FRUTAS VERMELHAS ( morango, uva, ameixa, framboesa): poderosos antioxidantes, pois possuem flavonóides que protegem as células contra os radicais livres.

 

8.     VINAGRE DE MAÇÃ: altamente diurético, possui qualidades anti-sépticas e antibióticas, além de ser rico em sais minerais importantes para os processos bioquímicos do corpo.

 

9.     CANELA: a especiaria além de termogênica, age em quase todo o organismo para facilitar a perda de peso. A canela age também combatendo bactérias e fungos. Esse processo desinflama os tecidos, permitindo que as células respondam melhor à dieta de emagrecimento.

 

10.  ÓLEO DE COCO: muito comentado atualmente, a gordura do coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso. Atua diretamente na diminuição  da circunferência abdominal, pois auxilia a perda de gordura localizada nessa área. Também é indicado por suas características antiinflamatória e antibactericida.

 

 

“ Lembre-se que conseguimos obter bons resultados com o consumo desses alimentos, quando associamos a prática de um plano alimentar equilibrado com um estilo de vida saudável”.

 

 

Alessandra Scutellaro

NUTRICIONISTA

alessandrascutellaro@oi.com.br

 

 

 

 

 

 

lizanka