• Apenas 15 minutos de exercício por dia pode reduzir em 5 vezes o risco de morte prematura em adultos mais velhos.

    19 de junho, 2016

    taichi

    Estudos preliminares de pesquisa recente, foram divulgados no último de 14 de junho em reunião da Sociedade Europeia de Cardiologia, na França.

    Apenas 15 minutos de exercício por dia pode reduzir em 5 vezes o risco de morte prematura em adultos mais velhos.

    A pesquisa incluiu mais de 123.000 pessoas, com mais de 60 anos acompanhados durante 10 anos. Em comparação com aqueles que não faziam atividade física, o grupo que se exercitou teve 22 por cento menos probabilidade de morrer durante o período do estudo.

    Além disso, para as pessoas com níveis médios e altos de atividade física, o risco de morrer durante o estudo reduziu em 28 por cento e 35 por cento, respectivamente, em comparação com pessoas sedentárias.

    O estudo não foi desenhado para provar uma relação de causa e efeito, mas os resultados “mostraram que os adultos que fizeram uma menor carga de exercício, obtiveram um maior benefício que aqueles que faziam exercícios mais vigorosos “, segundo o Dr. David Hupin, do Hospital Universitário de Saint-Etienne, França. Considerou-se como exercício leve o equivalente a 15 minutos de caminhada rápida por dia.

    “A idade não é uma desculpa para não se fazer exercício”, disse o Dr. Hupin em um comunicado a Sociedade. “Está bem estabelecido que a atividade física regular tem um melhor efeito global sobre a saúde, melhor do que qualquer tratamento médico. Porém, menos de metade dos adultos mais velhos atingem o mínimo recomendado de 150 minutos de intensidade moderada, ou vigorosa 75 minutos a cada semana.”

    Hupin chamou a atenção para que as pessoas não façam mudanças drásticas na intensidade dos exercícios em suas vidas. Em vez disso, elas devem aumentar progressivamente a quantidade de atividade física que estão fazendo.

    “Quinze minutos por dia poderia ser um alvo razoável para adultos mais velhos. Pequenos aumentos na atividade física podem permitir que pessoas de faixa etária acima de 60 anos incorporarem a atividade física de forma mais moderada e se aproximem dos recomendados 150 minutos por semana”, concluiu.

     

    Fonte: Univadis

    Lizanka Marinheiro -Endocrinologista

    Fiocruz