batata yakon

BATATA YAKON E SEUS BENEFÍCIOS NA DIETA DO DIABÉTICO!!!

29/05/2013

A batata yakon pode ser considerada um alimento funcional, pelo seu alto teor de FOS e inulina ( fibras). Estes não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito da fibra alimentar. Por este motivo, é indicado por pacientes portadores de diabetes, pois ajudam no controle glicêmico. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um rápido aumento da taxa de glicose, gerando picos de insulina. Já o efeito do carboidrato presente na batata yakon é o contrário, devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando um pequeno aumento e gradual da glicemia.

Além de ser eficaz para os diabéticos, os seus benefícios para a saúde do organismo podem ser vários: baixo valor calórico, sensação de saciedade, aumento da imunidade, regulação intestinal, redução do colesterol, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro, além de ser rica em potássio.

 # Confira agora os benefícios:

  1. Baixo valor calórico: cada 100 gramas de yakon tem aproximadamente 30 Kcal, enquanto que a batata inglesa tem 51 kcal na mesma quantidade, além de ser rica em água.

 

  1. Regulação intestinal: estudos demonstram que a batata yakon é rica em inulina, um prebiótico que atua diretamente no equilíbrio da microbiota intestinal, estimulando o crescimento e a atividade de bactérias no intestino. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente o aumento da imunidade.

 

  1. Sensação de saciedade: por ser rica em fibras, a batata dá uma sensação de saciedade, por ter uma ação lenta na digestão.

 

# Como consumí- la?

 

Ela tem a textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pêra e do melão. Pode ser consumida crua como uma fruta ou então ser acrescentada em sucos ou saladas.

Ao contrário de outros tipos de tubérculos como a batata inglesa e a batata doce, que geralmente se apresentam cozidas, assadas ou fritas, ela pode ser utilizada como um substituto bem interessante para as pequenas refeições, como a colação ou lanche da tarde.

 

Na próxima postagem, estarei dando dicas de receitas para implementar esse poderoso alimento na sua rotina alimentar.

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica

CRN 05100931

lizanka