h

Bulimia Nervosa - Principais sintomas

07/03/2012

O sintoma principal deste transtorno alimentar é caracterizado pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos, num curto período de tempo, seguido por algum tipo de purgação, que pode ser feita através de vômitos induzidos, abuso de laxantes e diuréticos, como também a prática de exercicios intensos de longa duração, como uma forma de “botar para fora”os excessos ingeridos.

Os alimentos escolhidos geralmente tem alto valor calórico e são consumidos em grandes quantidades e é um comportamento solitário. Este comportamento geralmente vem carregado de uma grande culpa pela  quantidade  de alimentos ingeridos e um medo mórbido de ganhar peso. Estes episódios  podem se repetir diversas vezes no mesmo dia, podendo, muitas vezes, sair do controle , se tornando automáticos.

Essas condutas purgativas podem variar em sua gravidade, e devem ser avaliadas caso a caso. Normalmente, os pacientes apresentam o peso corporal normal, apresentando pequenas oscilações devido aos acessos bulímicos.

As variações de peso geralmente são muito mal toleradas, pois o paciente se encontra em uma eterna luta com seu peso . O medo mórbido de engordar, a vergonha, a culpa e a distorção da imagem corporal são evidentes nestes casos, assim como a sensação de perda de controle.

Em muitos casos, os pacientes apresentam uma dificuldade em relatar seus sintomas bulímicos, pois estes vem carregados de vergonha e uma relação empobrecida com o próprio corpo.

A gravidade das condutas purgativas assinaladas acima podem variar muito, mas na maioria dos casos podem provocar o aparecimento de diversos problemas orgânicos e complicações, que, nas suas formas mais graves, podem botar em risco a vida do paciente.

Bettina Kligerman

 

bettina