Carnaval

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O CARNAVAL!!!!

06/02/2013

O carnaval está chegando!!! É tempo de alegria e momentos de descontração para os que curtem os dias de folia.

Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca, algumas recomendações simples podem ajudar. Nesta época, os foliões perdem bastante líquido e gastam muita energia por causa das altas temperaturas e de toda movimentação nos blocos, bailes e festas. A regra básica é manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas, água de coco, pois além de estar ingerindo líquidos, estarão suprindo a falta de minerais.

Dê preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes e consuma bebida alcoólica com moderação, alternando com água mineral, de coco ou suco de frutas natural.

E o que comer no carnaval e onde?

Fazer uma refeição rápida é obrigação durante a festa. Como se está gastando energia, o correto é ingerir carboidrato. As barras de cereais são uma boa pedida, por serem práticas. Frutas desidratadas como banana passa, damasco, tâmaras, também são boas opções. As castanhas do pará, nozes, amêndoas, são ótimas fontes de energia, sendo também indicadas para essa ocasião.

Quem for levar o próprio lanche, atenção! Os recheados à base de molhos, maionese, creme de leite, frios, não são recomendados, pois estragam muito rápido. Fique longe dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. A ingestão de carne vermelha e comidas gordurosas, devem ser restritas porque demoram mais para serem digeridas, causando sonolência e lentidão.

O ideal para os dias de folia:

Fazer um café da manhã bem completo, com frutas, pães integrais, cereais  como quinua, granola e flocos de milho. Iogurtes, queijos e frios magros  (peito de chester, queijo cottage, ricota, peito de frango) podem também fazer parte dessa refeição. Quanto ao almoço, introduza fonte de carboidrato, já que precisamos repor energia pra dar continuidade a festa. Massa integral ou arroz integral acrescentado de legumes coloridos, mix de folhas e uma fonte de carne magra ( peixe, frango), é um bom exemplo de um prato completo. Já o jantar, opção leve é a mais indicada. Uma omelete ou atum fresco com souflê de legumes, é uma boa pedida.

Lembre-se que não se deve ficar muito tempo sem se alimentar. Hidrate bastante o corpo, para que a disposição e a alegria, estejam sempre ao seu lado, fazendo do seu carnaval, dias inesquecíveis de muita alegria.

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica

alessandrascutellaro@oi.com.br

lizanka