Dor muscular

DOR MUSCULAR

14/02/2012

Dor muscular

Image: graur razvan ionut

Quando ficamos muito tempo sem fazer exercícios e de repente realizamos uma atividade moderada ou intensa, inevitavelmente surgirá uma dor atingindo pequenos ou grandes grupamentos musculares. A dor muscular ocorre devido a pequenas lesões (microlesões) no tecido conjuntivo, que recobre as células musculares e  feixes musculares. Lacerações minúsculas no próprio tecido muscular e retenção de líquido nos músculos também causam dores.

Isso gera dor  e contração involuntária, que por sua vez reduz o fluxo sangüíneo, gerando mais incômodos de uma forma cíclica. Muitas pessoas citam que a causa da dor muscular é o ácido lático, um produto do metabolismo. Mas isso não é verdade, pois em cerca de 60 minutos depois de um jogo de futebol, por exemplo, o ácido lático produzido já foi completamente removido.

Às vezes a dor demora alguns dias para aparecer, pois o próprio processo inflamatório instalado depois do exercício causa mais microlesões.  A fase excêntrica do exercício, ou seja, o momento da descida do peso na musculação ou a queda depois de um salto para cabeceio, normalmente causa mais dor. Para provar isto, anos atrás, o pesquisador  Byrnes mostrou que a corrida descendo ladeira causava mais dor muscular tardia do que correr na mesma intensidade numa superfície plana. De uma forma prática, os pesquisadores têm mostrado que apenas uma sessão de exercício leve exerce um efeito profilático sobre o surgimento da dor muscular por diversos dias.

É importante estarmos atentos para reduzirmos a intensidade do exercício quando sentimos dor, evitando lesões maiores como o estiramento muscular. A dor também faz mudarmos nossa forma de caminhar ou correr, o que pode causar lesões nas articulações. Assim,antes de começar seu programa de treinamento físico, faça uma avaliação funcional com uma equipe especializada que, avalie sua capacidade cardiopulmonar e muscular.Isso evitará lesões e osteo-articulares e problemas cardiovasculares importantes.

Exercite-se sempre sob orientação de um profissional de Educação Física capacitado.

Mozart Neto
Contato: (21) 7832-0673
www.facebook.com/mozartnetoseupersonal
 s_mozart@hotmail.com

DoubleU