locarseina

Drogas recentemente aprovadas pelo FDA para tratamento de obesidade

01/10/2012

LOCARSERINA

Como sabemos, a obesidade é um problema de saúde pública de abordagem e tratamento multidisciplinares. Um programa bem indicado de dieta e exercícios é indicado e deve ser seguido e acompanhdo por toda pessoa que precisa emagrecer. Um tema  de bastante interesse de todos é o uso de medicamentos para emagrecer. Quando, qual e por quanto tempo , são perguntas que nossos clientes sempre  nos perguntam.

Neste post  comentaremos uma nova droga que recentemente foi aprovada pelo FDA,  para tratamento da obesidade. A LOCARSERINA.

A Locarserina é um agonista seletivo do receptor 2C de serotonina que tem se mostrado efetivo na redução do apetite e consequentemente na perda de peso em homens e mulheres.

Em estudo publicado este ano, de duração de um ano, com 604 pacientes diabéticos tipo 2,observou-se  no grupo que usava Locarserina, houve uma perda  maior ou igual a  5% do peso inicial em comparação ao  grupo que nao usou, além deste ter reduzido os níveis de hemoglobina glicada (-1,0 à 0.4% pontos ), e glicemia de jejum, entre -28,4  e -11.9 mg/dl (1,58 versus 0,66  mmol/L).

Em 2012 o  Food and Drug administration (FDA) aprovou a Locarserina associada a  dieta  exercícios para pacientes  com sobrepeso e obesidade com pelo menos uma comorbidade, como diabetes, dislipidemia , diabetes tipo II e ou apneia do sono.

Esta droga ainda não está disponível no Brasil pra uso comercial, a exemplo do Topiramato, Buprobiona e Naltrexona, respectivamente, que também foram recentemente aprovadas também pelo FDA para tratamento da obesidade, estando estas  já comercializadas  em  nosso país, e que serão temas de outros posts.

Randomized placebo-controlled clinical trial of lorcaserin for weight loss in type 2 diabetes mellitus: the BLOOM-DM study.

O’Neil PM, Smith SR, Weissman NJ, Fidler MC, Sanchez M, Zhang J, Raether B, Anderson CM, Shanahan WR

Obesity (Silver Spring). 2012;20(7):1426.

http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm309993.htm?utm_campaign=Google2&utm_source=fdaSearch&utm_medium=website&utm_term=lorcaserin&utm_content=4 (Accessed on June 29, 2012).

lizanka