Banana com aveia

LANCHE NOTURNO - Coma certo, durma bem e emagreça!!!!!

20/11/2012

Quando bate aquela fome antes de dormir, o ideal nesse momento é escolher bem o que se vai comer, para evitar problemas com o sono e o acúmulo de gorduras, já que durante a noite, o metabolismo se torna mais lento e a “queima” do que ingerimos é reduzida.  Alimentar-se errado pode influenciar não só na qualidade do sono, mas também no aumento de peso.

Como regra geral, evite alimentos condimentados, gordurosos, açucarados e ricos em cafeína como o café, chá preto, refrigerantes do tipo cola , que causam indigestão, atrapalham uma boa noite de sono e fazem você se sentir indisposto na manhã seguinte. Durante a noite, o ideal é optar por alimentos de fácil digestão e que induzem ao sono. Prefira alimentos fontes de triptofano, aminoácido precursor de serotonina, que proporciona o aumento da sensação de prazer e bem estar, tendo papel importante no quadro de depressão, ansiedade, melhora do humor e no controle do apetite.

Confira 5 opções saudáveis para esse lanche da noite:

 

  1. 1.     BANANA AMASSADA COM AVEIA E FIO DE MEL   – fontes de triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio, contém nutrientes necessários para a produção de serotonina e melatonina, o que resulta em uma boa noite de sono, e também auxilia no relaxamento muscular.

 

  1. 2.     IOGURTE  DE SOJA COM QUINUA EM FLOCOS – dá a sensação de saciedade por ser fonte de carboidratos complexos, enquanto o cálcio ajuda no relaxamento e induz ao sono.

 

  1. 3.     SMOOTHIE DE LEITE DE SOJA COM BANANA E CEREJAS – fontes de carboidratos e fibras, oferecendo saciedade ao consumir. Na cereja, temos a melatonina para neutralizar os efeitos da tensão muscular.

Preparo: Bater 1 copo de leite de soja + meia banana+ 3 colheres de sopa de cerejas.

 

  1. 4.     ABACATE  SALPICADO COM CACAU – uma opção de lanche com baixo índice glicêmico. O abacate contém beta sitosterol, substância anti-inflamatória, que reduz a resistência a perda de peso, e também diminui o cortisol, hormônio responsável por dificultar a ação da melatonina, prejudicando a qualidade do sono.

Preparo: 2 colheres de sopa de abacate salpicado com 1 colher de sopa de cacau em pó.

 

  1. 5.     OMELETE  OU OVO MEXIDO – os ovos são boas fontes de triptofano e proteína. Essa opção de refeição quente transmite uma maior sensação de conforto e bem estar.

 

 

Bom apetite e uma noite tranquila de sono!!!!!

 

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica

CRN 05100931

lizanka