• Mulher: saúde da mulher, como ter?

    5 de março, 2017

     

     

    tratamentoSemana da mulher, dia da mulher, 8 de março. Difícil não falar em datas, quando o mundo tem um calendário e isto de certa forma organiza a rotina.

     

    Estava pensando  em o que significa ter saúde ? Como cuidar da saúde? O que é prevenção em saúde? Cuidar, não só da saúde da mulher, mas de todos, em suas diversas faixas etárias. Cada idade demanda um tipo de cuidado,  exames etc.

     

    Nestes anos de médica endocrinologista, falo para os meus alunos, residentes, que nenhum médico, especialista ou não pode ser (no mínimo), bom, sem ter a visão do todo. Por isto que antes de qualquer especialização, o jovem médico tem que primeiramente passar por uma das grande áreas da medicina, seja ela, pediatria, cirurgia geral, ginecologia ou clínica médica. Salvo outras especialidades como anestesia, anatomia patológica entre outras.

     

    Muito se fala hoje em humanização da medicina e do atendimento. Também da  acreditação de hospitais, serviços e laboratórios. Palavras como humanização do atendimento. Ter um atendimento humanizado, nada mais é onde o cliente possa encontrar um atendimento acolhedor e integrado. Que  agregue valores como competência, agilidade, rapidez, técnica, e acima de tudo que tenha um olhar refletindo amor e cuidado. Esse atendimento que passe um ver com o coração e ouvir com os olhos cada pessoa que nos procure, seja  no setor público ou privado. O tocar  e examinar mais, que pedir uma série de exames, muitas vezes desnecessários e só pedidos em pesquisas clínicas.

     

    Para cuidar, prevenir e tratar, é necessário que nós não só médicos, mas todos os profissionais da área de saúde, agreguem estes valores e também nos melhoremos como pessoas, pois com humildade e sabedoria poderemos sentir que, em algum momento de nossas vidas poderemos estar no lugar de um paciente, e como gostaríamos de ser atendidos.

     

    Para todas as mulheres, uma boa semana da mulher e com muita saúde. E também para os homens, claro.

     

     

    Lizanka Marinheiro

    Endocrinologista – FIOCRUZ