• OS BENEFÍCIOS DA BICICLETA

    3 de maio, 2012


    Quem deseja  emagrecer e melhorar o condicionamento físico, mas sente que só a caminhada não é assim, tão motivadora, uma boa opção é pedalar. Dentro ou fora das academias, o exercício feito em bicicletas pode resultar numa série de benefícios, como aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução do peso corporal, trabalho de membros inferiores, zero impacto, sem contar a sensação de liberdade e independência, baixo custo de manutenção e uma ótima alternativa como meio de transporte.A prática está entre uma das melhores para prevenir e fazer parte das rotinas de tratamento da hipertensão,recuperação pós- infarto do miocárdio e colesterol alto, entre outras doenças cardiovasculares.

    A decisão de começar a pedalar exige cuidados, especialmente se o objetivo é a manutenção da saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Para começar, o sistema osteomuscular não pode estar comprometido. Para quem tem alguma lesão no joelho, quadril ou coluna, por exemplo, o melhor é procurar um médico e saber se este exercício é o mais recomendado.

    No ciclismo existe a vantagem da perda de peso corporal, mas é fundamental que o exercício seja constante. Se o objetivo é emagrecer ou melhorar o condicionamento físico, as pedaladas não podem ser em ritmo de tartaruga,aumente o ritmo, acelere um pouco.

    Se for pedalar nas ruas é preciso encontrar um lugar adequado, evitando paradas de sinais de trânsito, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade do exercício, já que quebram a dinâmica do exercício.Procure a ciclovia mais próxima e respeite as regras.

    Na rua ou na academia, nunca deixe de usar equipamento adequado. Ele deve ser ajustado às condições de cada indivíduo para que o exercício seja bem feito e não cause maiores problemas.

    Então vamos pedalar!

    s_mozart@hotmail.com

    personal trainer