caminhada

Pequenas mudanças- grandes resultados!

05/01/2014

Todos nós em cada início de ano desejamos mudar alguma coisa. Fazemos nossas metas e planos para o ano que se inicia. Devemos ter em mente que com o objetivo de melhorar nossa saúde e bem-estar, mudanças simples são capazes e suficientes para atingirmos, grandes recompensas.

 

Todos nós sabemos que se alimentar de forma equilibrada, fazer exercícios regulares e dormir de forma que se tenha um sono reparador, contribuem e muito para uma vida mais saudável e longeva.

 

Hoje, 5 de janeiro de 2014, o jornal O GLOBO, em sua coluna sobre saúde, trás em sua primeira reportagem do ano matéria sobre longevidade.

Ao mesmo tempo que cita os avanços de medicina e tecnologia e sua grande contribuição para o aumento da expectativa de vida, na palavra de dois respeitados entrevistados, diz claramente:

“Em breve, cada indivíduo vai ter em mãos seu mapa genético,( o que pode predizer quais doenças ele é mais propenso a ter, e dessa forma prevenir),MAS, apesar dos benefícios que isso pode trazer, segundo uma pesquisa na Universidade de Standford, apenas 10% das mortes no mundo estão ligadas à genética. A maior parte, 80%, está associada ao estilo de vida”.

 

O que torna então, para muitas pessoas essas medidas simples, tão difíceis de serem adotadas, muitas vezes muito difíceis de serem alcançadas?

 

Especialistas dizem que os esforços para mudar são mais propensos a produzir resultados se eles são inteligentes – ou seja, específicos, mensuráveis, atingíveis , realistas e com base no tempo . Se você está pensando em fazer uma mudança, veja se o seu objetivo é viável.

 

A seguir, de forma bem simples colocamos alguns pontos para que você pense um pouco.

 

1-Defina um objetivo  de forma bem  específica .

Por exemplo : vou acrescentar uma porção de fruta – que é metade de um copo de 200 ml com a mesma picada – a minha dieta diária atual.

Encontre uma maneira de avaliar seu progresso. Por exemplo, registrando seus esforços a cada dia em um diário .

 

2-Certifique-se de que é possível.

Por exemplo, não defina como meta correr 10 km por dia em 1 mês,( prazo), se você está fora de forma. Comece caminhando no seu ritmo 50 mim por dia.

Se você não pode com segurança ou razoavelmente realizar seu objetivo, estipule metas menores e alcançáveis.

 

3-Certifique-se de que o quê você está querendo é realista.

Pode parecer contra-intuitivo, mas escolher a mudança que você mais precisar fazer – vamos dizer, parar de fumar ou perder peso – não seja tão bem sucedido de início, como escolher a mudança que você está mais confiante e que você vai ser capaz de fazer  inicialmente.

 

4-Concentre-se em apostas certas .

Se você imaginar uma escala de 10 pontos de confiança em atingir seu objetivo, em que 1 é igual a nenhuma confiança e 10 é igual a 100 % de certeza, você deve pousar na zona de 7 a 10. Se você conseguir a cada dia, ou semana, uma coisa se quer, já é um grande passo!

 

5-Defina compromissos em um determinado tempo .

Escolha uma data e hora para começar.

Por exemplo , quarta-feira no café da manhã , vou acrescentar  um cereal integral ao meu café.

Escolha datas pata avaliar como estão indo sua mudanças, regularmente.

Verifique em suas anotações a cada semana e decida se deveria fazer qualquer alteração em  suas rotinas para ter sucesso. Estabeleça prazos para metas mais ousadas para se manter motivado. Por exemplo,  se inscrever para uma corrida de mais longa distância, ou prova de triatlon em uma determinada data  podem lhe estimular a obter um programa de treinamento em andamento.

 

Com certeza, adotando certas estratégias,você pode fazer as mudanças necessárias para uma vida mais saudável e mais gratificante.

 

As estratégias oferecidas  sob  a forma de mudanças simples,  Grandes Prêmios, foram retiradas de um Relatório Especial de Saúde da Harvard Medical School, (baseadas em evidências científicas),e podem lhe ajudar a fazer exatamente isso.

 

Fonte-Harvard Health Publications

Harvard Medical School – Simple Changes Big Rewards – 2013

 

Lizanka Marinheiro

Doutora em Ciências- FIOCRUZ

Mestre em Endocrinologia-UFRJ

 

 

Compartilhe

Partilhe no Facebook ou outras mídias.

lizanka