• Saúde integral da mulher

    3 de junho, 2017

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Saúde Integral de Mulher : O que é isto?

    Todos nós queremos ter saúde.

    De preferência  nós mulheres, queremos ser belas, magras, lindas, com um corpo definido, maravilhosas, com uma pele, de preferencia de pêssego e sem rugas. As vezes olhamos sempre para aquela amiga que está melhor em algum aspecto, e muitas vezes não nos damos conta que ela não é nós, tem outra história, outra genética, outra vida. Enfim, a mídia hoje ( e há muito tempo), cobra das mulheres um padrão de beleza que muitas vezes compete, escraviza e julga. Mas, não podemos esquecer, que vivemos nesse mundo e nesse século, e é com ele e nele que temos que lidar.

    Por outro lado, o tempo passa! Para todos nós. Independente de gênero. E costumo dizer para todos os meus pacientes, que …quem não quer envelhecer…quer morrer. Logo, envelhecer, é inexorável e uma arte. E eu considero, uma arte difícil. Pois envolve humildade e sabedoria. E com a idade, normalmente, podem aparecer doenças de maior prevalência como o sobrepeso, a obesidade, a hipertensão, as doenças cardiovasculares, a osteoporose, a depressão, sem falar na Doença de Parkinson e Alzheimer. Isto para citar algumas.

    Marcos na vida da mulher como a menopausa, que apesar de não ser doença, a afetam pelos sintomas físicos e emocionais que causam a última menstruação, e a consequência que a baixa de estrogênio ( o principal hormônio que o ovário produz) traz na sua saúde física e mental. E aí, o que fazer? Não se pode controlar o tempo. Aliás… não se controla quase nada. Mas em se tratando de saúde, sabe-se baseado em evidências médicas, que várias doenças podem ser prevenidas desde a infância, aliás, desde a gestação! Isto é comprovado pela ciência.

    Então, vamos desde cedo, saber como podemos nos prevenir, fazer o que podemos para ter um envelhecimento mais saudável, fazendo da nossa parte: uma boa alimentação, sem excessos, sem gastar muito, sem dietas radicais e restritivas. Priorizando pratos coloridos, pouca gordura, pouco açúcar, o que nosso bolso cabe e com bom senso!

    Exercícios físicos! Hoje eles são considerados REMÉDIOS, na prescrição de várias doenças em qualquer idade. Bem conduzidos e orientados. A periodicidade é o que interessa. Caminhar. Já é excelente!

    E uma consulta médica regular; pelo menos 2 vezes ao ano para uma avaliação geral de um médico que lhe veja como UM TODO, dependendo da sua idade, claro, e da sua história pessoal. Não há necessidade de pedir 40 páginas de exames, muitas vezes totalmente desnecessários, que só encarecem seu bolso e o sistema de saúde. Este médico deve lhe ver como um todo! E lhe orientar para qual especialista, caso necessário for, economizando, principalmente, TEMPO, e DINHEIRO.

    Isto é ver a Saúde Integral da Mulher.

     

    Lizanka Marinheiro, Md, Phd. Endocrinologista Mestrado em Endocrinologia- UFRJ

    Doutor em Ciências – FIOCRUZ ( Saúde da Mulher)

    Pós-Graduação Saúde da Mulher – Saúde Coletiva – Instituto Nacional Fernandes Figueira – FIOCRUZ 

    Pós-Graduação em Pesquisa Cínica Aplicada à Saúde da Mulher – Instituto Nacional Fernandes Figueira – FIOCRUZ