superalimentos

SUPERALIMENTOS : OS 10 + TOPS DO MOMENTO

15/10/2013

 Por serem riquíssimos em antioxidantes, vitaminas e minerais, perfeitos para quem quer ter mais saúde, prevenir doenças, ter mais disposição e também emagrecer, alguns alimentos estão sendo classificados como superalimentos, como  está acontecendo com os queridinhos do momento:  a maca peruana, gojiberry e a semente de chia.

Apesar de certos alimentos serem ricos em antioxidantes e nutrientes, classifica-los como superalimentos não significa que funcionem como fórmulas mágicas ou que curam qualquer doença.

Os superalimentos, assim como  todos alimentos funcionais, devem estar inseridos em uma dieta equilibrada, variada e natural. Por mais nutritivo que seja, um único alimento não substitui o valor de uma alimentação.

CONFIRA AGORA A LISTA DOS 10 +

  1. 1.     MACA PERUANA:

 Devido a presença de diversos nutrientes, a maca auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e de anemia, no aumento da libido e no combate ao cansaço e à fadiga. A maca é fonte de ômega 3, que apresenta efeito anti-inflamatório e vasodilatador. Por ser rica em vitamina do complexo B, seu consumo combate o cansaço e fadiga. A versão em pó é mais utilizada em receitas de sucos e vitaminas.

 

  1. 2.     BATATA YAKON

Eficaz no tratamento da diabetes, essa batata de textura macia e sabor levemente adocicado, também dá uma força extra ao sistema imune, auxilia no controle do colesterol e é um ótimo aliado para perda de peso, por saciar bastante e ter baixo valor calórico. Além de ser prebiótico, que auxilia de forma considerável as funções intestinais.

 

  1. 3.     GOJI BERRY

Essa frutinha vermelha de sabor azedinho – doce, é uma excelente fonte de vitamina C. Na saúde, a goji é conhecida por aumentar as defesas do sistema imunológico e ajudar na renovação celular. Por isso, está associada por melhorar a qualidade da pele. Por ser rica em vitamina C, a frutinha funciona como um poderoso antioxidante no combate ao envelhecimento precoce. Auxilia também no emagrecimento, por ser ótima fonte de fibras. A goji também é uma ótima fonte de zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo, vit. A, E, B1, B2 e B6.

 

  1. 4.      AMEIXA UMEBOSHI

Essa ameixa que é curtida no sal e folhas de shissô ( erva aromática), é muito consumida pelos japoneses. Os principais nutrientes da umeboshi são o cálcio, o ferro e o fósforo. Ela é altamente nutritiva. Possui 2 vezes mais proteínas, minerais e gorduras do que qualquer outra fruta. Também ajuda no fortalecimento dos ossos e aumenta as defesas do sistema imune. A umeboshi se destaca de outras ameixas, por suas propriedades alcalinizantes.

 

  1. 5.     SEMENTE DE CHIA

Essa semente de fato é super. Muito nutritiva, riquíssima em ômega 3, cálcio, ferro e fibras. Além disso, a semente tem um tipo de proteína que apresenta boa digestibilidade e alto valor biológico, fatores que fazem do alimento uma excelente opção para vegetarianos e praticantes de atividade física. Também é indicado para crianças, adolescentes e gestantes por causa do cálcio presente, importante para a formação da massa óssea. 100 gramas de chia equivalem a quase meio litro de leite. Encontramos no mercado em 3 versões: óleo, farinha e semente.

 

  1. 6.     ÓLEO DE COCO

Esse óleo contém triglicerídeos de rápida absorção, não sendo por esse motivo armazenado e sim utilizado pelo nosso organismo como fonte de energia imediata, tornando nosso metabolismo mais ativo, facilitando assim, o processo de perda de peso. Atua também no sistema imune, por ser antifúngico e antibactericida, aumentando e preservando as defesas do organismo.

Esse óleo atua de forma positiva na função intestinal, protegendo e favorecendo o crescimento de bactérias benéficas na nossa flora intestinal.

 

  1. 7.     CACAU

Além de trazer inúmeros benefícios à saúde, atua  no nosso humor, por ser fonte de triptofano, precursor de serotonina, elevando a disposição e melhorando o quadro de humor deprimido e ansiedade.

Rico em flavonoides, poderoso antioxidante, que protege o sistema cardiovascular e previne o envelhecimento celular.

 

  1. 8.     AÇAÍ

Conhecido também como o “fruto rejuvenescedor”, por ser capaz de retardar o envelhecimento por alta dose de antioxidantes, vitaminas e minerais. Possui alto teor de proteínas, atuando de forma completa na formação de aminoácidos. A diminuição do LDL  (mau colesterol), se deve a antocianina, presente no açaí e em alimentos de coloração roxa.

Possui alta concentração de cálcio, essencial para a formação de ossos, evitando quadro de osteoporose, principalmente nos idosos.

 

  1. 9.     SPIRULINA

A spirulina é uma alga azul, considerada um superalimento, por trazer inúmeros benefícios à saúde. O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais. Riquíssima em vitamina A, B, B12. Por ser fonte rica de proteína, atua de forma positiva em tratamentos de perda de peso, por serem saciantes e inibidores de apetite.

 

  1. 10.                       ROMÃ

Estudos realizados revelaram que a romã pode apresentar teores de compostos antioxidantes até 3x maiores que aqueles encontrados no chá verde e no vinho tinto.

Por conter alto teor de antioxidantes, esses compostos evitam a oxidação do LDL ( mau colesterol), evitando o desenvolvimento da aterosclerose e formação de coágulos, que podem ocasionar infartos e derrames.

A semente de romã é rica em vitamina A  e há evidências que a polpa dessa fruta inibe o crescimento de células tumorais, devido a presença de antocianinas em sua composição.

 

 

 

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica esportiva funcional

email: alessandrascutellaro@oi.com.br

 

 

 

 

 

lizanka