
Emagrecimento feminino: por que não é só estética?
Muitas vezes, quando se fala em emagrecimento, o primeiro pensamento que surge está ligado à estética: roupas menores, corpo dentro de um padrão ou números
Para que o bem-estar e a qualidade de vida estejam presentes na sua rotina, busque cuidados completos.
Será que tenho problemas de tireoide?
Será que tenho problemas de tireoide?
Quando os hormônios tireoidianos estão altos temos o hipertireoidismo como, por exemplo, a doença de Graves. Quando há uma diminuição dos mesmos, há o hipotireoidismo, cuja maior causa é a tireoidite de Hashimoto. Já os nódulos podem representar uma doença isolada, podendo ser malignos ou benignos, e serem acompanhados de hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nenhuma das duas patologias.
As doenças mais comuns da tireoide são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e os nódulos. No hipotireoidismo, há a produção deficiente dos hormônios. Já no hipertireoidismo, ocorre uma produção excessiva.
Segundo a Associação Americana de Tiroide, uma em cada oito mulheres irá desenvolver algum problema de tiroide durante a sua vida.
O hipotiroidismo mais comum é causado pela Tireoidite de Hashimoto. Os sintomas são bem inespecíficos, como o cansaço, sonolência, constipação intestinal e queda de cabelo entre outros.
Enquanto isso, o hipertireoidismo causa nervosismo, taquicardia, emagrecimento e tremores nas extremidades.
Dosagens de TSH no sangue, entre outros hormônios, são importantes para o diagnóstico, assim como a ultrassonografia da tireoide, que ajuda a identificar nódulos.
Vale ressaltar que nem todas as doenças da tiroide cursam com alterações hormonais, a exemplo de certos nódulos.
É preciso seguir uma conduta de investigação de acordo com o aspecto individual de cada paciente.
Nódulos, hiper ou hipotireoidismo
Cansaço, problema de peso, queda de cabelo, ...
Um olhar voltado para integralidade e estilo de vida
Tenho hipotireoidismo, Isso engorda?
Sim, mas o aumento de peso não pode ser atribuído à tireoide apenas! Genética, fatores emocionais, sedentarismo e má alimentação influenciam muito no peso.
Não consigo emagrecer, o que devo fazer?
Procure uma endocrinologista para realizar exames mais aprofundados e traçar a estratégia de controle da doença.
Dra, você atende adolescentes?
Sim, entrando na puberdade e adolescência, com questões de emagrecimento, e que estão entrando na adolescência e precisando de uma avaliação hormonal e check-up.
Estou com osteoporose, e aí?
Existem medicamentos específicos para a mesma, aliados às medidas como exposição ao sol adequadas, e suplementos alimentares como por exemplo o cálcio e vitamina D.
Muitas vezes, quando se fala em emagrecimento, o primeiro pensamento que surge está ligado à estética: roupas menores, corpo dentro de um padrão ou números
Na busca pelo emagrecimento, muitas mulheres acabam caindo em armadilhas de dietas da moda. Elas prometem resultados rápidos, mas frequentemente levam ao efeito sanfona e
Os hormônios são mensageiros químicos que regulam praticamente todo o funcionamento do corpo. No emagrecimento feminino, eles desempenham um papel central, influenciando desde o apetite
Você sabia que nem sempre dieta e exercícios são suficientes para controlar o colesterol? Mudança de estilo de vida nem sempre basta!
Talvez você tenha notado que está mais cansado, mesmo dormindo oito horas ou mais por noite. Ou que sua mente parece nunca desacelerar e o
Quando falamos de obesidade, não estamos falando apenas de aspectos alimentares e medicamentosos. Estamos falando de uma doença multifatorial, que tem ligação tanto com
AGENDAR CONSULTA