
Sim! Seu cérebro muda durante o ciclo menstrual
Você já percebeu que durante o seu ciclo menstrual seu humor, comportamento alimentar, disposição e sono mudam? Tudo isso tem haver com os seus hormônios
Para que o bem-estar e a qualidade de vida estejam presentes na sua rotina, busque cuidados completos.
Será que tenho problemas de tireoide?
Será que tenho problemas de tireoide?
Quando os hormônios tireoidianos estão altos temos o hipertireoidismo como, por exemplo, a doença de Graves. Quando há uma diminuição dos mesmos, há o hipotireoidismo, cuja maior causa é a tireoidite de Hashimoto. Já os nódulos podem representar uma doença isolada, podendo ser malignos ou benignos, e serem acompanhados de hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nenhuma das duas patologias.
As doenças mais comuns da tireoide são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e os nódulos. No hipotireoidismo, há a produção deficiente dos hormônios. Já no hipertireoidismo, ocorre uma produção excessiva.
Segundo a Associação Americana de Tiroide, uma em cada oito mulheres irá desenvolver algum problema de tiroide durante a sua vida.
O hipotiroidismo mais comum é causado pela Tireoidite de Hashimoto. Os sintomas são bem inespecíficos, como o cansaço, sonolência, constipação intestinal e queda de cabelo entre outros.
Enquanto isso, o hipertireoidismo causa nervosismo, taquicardia, emagrecimento e tremores nas extremidades.
Dosagens de TSH no sangue, entre outros hormônios, são importantes para o diagnóstico, assim como a ultrassonografia da tireoide, que ajuda a identificar nódulos.
Vale ressaltar que nem todas as doenças da tiroide cursam com alterações hormonais, a exemplo de certos nódulos.
É preciso seguir uma conduta de investigação de acordo com o aspecto individual de cada paciente.
Nódulos, hiper ou hipotireoidismo
Cansaço, problema de peso, queda de cabelo, ...
Um olhar voltado para integralidade e estilo de vida
Tenho hipotireoidismo, Isso engorda?
Sim, mas o aumento de peso não pode ser atribuído à tireoide apenas! Genética, fatores emocionais, sedentarismo e má alimentação influenciam muito no peso.
Não consigo emagrecer, o que devo fazer?
Procure uma endocrinologista para realizar exames mais aprofundados e traçar a estratégia de controle da doença.
Dra, você atende adolescentes?
Sim, entrando na puberdade e adolescência, com questões de emagrecimento, e que estão entrando na adolescência e precisando de uma avaliação hormonal e check-up.
Estou com osteoporose, e aí?
Existem medicamentos específicos para a mesma, aliados às medidas como exposição ao sol adequadas, e suplementos alimentares como por exemplo o cálcio e vitamina D.
Você já percebeu que durante o seu ciclo menstrual seu humor, comportamento alimentar, disposição e sono mudam? Tudo isso tem haver com os seus hormônios
O medicamento, chamado orforglipron, pertence à classe dos agonistas do GLP-1, (Mounjaro, Wegovy e Ozemppic), que se tornaram grandes sucessos de vendas devido aos seus
Uma pesquisa polonesa apontou recentemente que o casamento TRIPLICA o risco de obesidade em homens e aumenta o risco de sobrepeso em ambos os
Você tem resistência insulínica? A resistência insulínica é uma resposta metabólica com produção excessiva de insulina pelo pâncreas por haver uma
Quantas vezes você já tentou perder peso e reganhou? Eu sei que você já tentou muitas vezes tratar a sua obesidade e que parece
Muitas pessoas se motivam a tratar a obesidade por estética e autoestima. Mas, eu vou te contar que o tratamento é mais profundo que isso.
AGENDAR CONSULTA