Vitamina D

VITAMINA D x EMAGRECIMENTO: ENTENDA ESSA RELAÇÃO!!!

27/09/2012

A   diferença da maioria das vitaminas, a D pode ser produzida pelo corpo, seu combustível é o sol. O problema é que o protetor solar, essencial para proteger a pele e prevenir o envelhecimento, manchas , rugas e evidentemente câncer, reduz em 90 a 99% a chance de o organismo sintetizar a vitamina. A taxa necessária do micronutriente é 400 a 600 unidades internacionais por dia para uma mulher adulta. A idade e a cor da pele determinam a cota necessária. A quantidade aumenta quanto mais escura a pele e avançados os anos.

Uma maneira mais garantida e saudável de obter sua cota de vitamina D é por meio da dieta. À medida que você aumenta o consumo, sua circunferência abdominal pode começar a diminuir. Isso porque cada célula do corpo, incluindo as células de gordura, tem receptores da substância. Eles, por sua vez, interferem nos comandos do metabolismo de acordo com o recebimento ou não do nutriente.  No caso das células de gordura, duas ações podem ser disparadas: na falta de vitamina D, o corpo recebe a ordem de estocar gordura. Já se o nutriente chega aos receptores, é acionada a queima dessas células, estimulando assim esse metabolismo.

Enquanto isso, receptores no cérebro precisam da vitamina para o controle da fome, assim também para elevar o nível de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e bem estar. Ela ainda ajuda o organismo a absorver de forma eficaz nutrientes essenciais para a perda de peso, como o cálcio. Falta de cálcio aumenta de forma considerável à síntese de ácido graxo, uma enzima que converte caloria em gordura.

Mantendo uma alimentação equilibrada com aporte necessário de vitamina D, aumentamos o potencial de emagrecimento. Para garantir a cota diária, insira o nutriente em seu plano alimentar. Vale acrescentar peixes como anchova, arenque, atum, cavalinha, sardinha ao cardápio e aumentar a ingestão de ovos e oleaginosas ( amêndoas, nozes, castanha do pará, avelã). Prefira leites e iogurtes enriquecidos com essa vitamina.

Um cardápio rico em vitamina D melhora o humor, elimina quilos extras,  fortalece os ossos, tendo papel importante também na eficácia do sistema imune. Ainda assim, a maioria das mulheres consome apenas uma parte do que deveria. Aprenda a obter a sua dose diária.

 

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica

alessandrascutellaro@oi.com.br

lizanka