Quando o estilo de vida está equilibrado, a suplementação adequada e bem orientada pode ser uma aliada poderosa para a sua saúde!
Hoje, quero falar especialmente sobre as mulheres 40+, com base em uma publicação de Stanford que destacou os melhores suplementos para essa fase da vida.
A base de tudo é o estilo de vida. Uma alimentação equilibrada, atividade física, sono regulado e manejo do estresse são essenciais, mas alguns suplementos podem ser necessários nessa fase, principalmente para se preparar para a menopausa ou para lidar com a menopausa.
E os melhores suplementos recomendado pela Stanford para mulheres 40+ são:
Creatina: suplemento relacionado com a construção de massa muscular e melhora da performance nos treinos, além de estar ligada a saúde cerebral e óssea.
Ômega 3: é um antioxidante que ajuda a combater radicais livres, melhorar o perfil metabólico e a recuperação muscular.
Vitamina D: apresenta benefícios no corpo como um todo, porém ela precisa ser individualizada quanto a dose e avaliar se você realmente precisa repor vitamina D.
Whey protein, proteína de colágeno ou beef protein: nem sempre só a alimentação é suficiente para atingir a cota proteica. Então, ter o aporte de proteína é essencial para a manutenção da massa muscular.
Cálcio: evitar a osteopenia e tratar osteoporose.
Fibras: ajuda na microbiota intestinal, no funcionamento intestinal e na geração de saciedade.
E você já pensou em usar alguns desses suplementos?
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ