• Fome, remédios e emagrecer: Ozempic ou Contrave?

    16 de maio, 2023

    obesidade e tipos de fome
    • Não é nenhuma novidade que a prevenção, tratamento, e seguimento da obesidade passa por mudanças de estilo de vida: atividade física e alimentação equilibrada.

       

      Novas medicações têm sido lançadas nos últimos anos com bases em evidências científicas, para ajudar pacientes com diabetes, hipertensão, colesterol alto, síndrome metabólica e obesidade.

       

      No campo da obesidade e sobrepeso temos o Ozempic (semaglutida) e outros remédios da mesma classe, que tem sido muito usados e comentados em nosso meio.

       

      É bom lembrar que existem outras classes de medicamentos que ainda tem suas indicações para pacientes, dependendo do seu caso.

       

      Há poucos dias foi lançada uma nova medicação para ajudar o tratamento da obesidade no Brasil, já aprovada nos Estados Unidos pelo FDA (agência regulatória de lá) há 10 anos: o Contrave, que até já falamos aqui há alguns meses.

       

      Os componentes do Contrave, (bupropiona e naltrexona), já são aprovados e usados no Brasil há bastante tempo, e ajudam em casos (alguns tipos) de depressão, no tratamento de alcoolismo e dependência ao fumo.

       

      Como todo e qualquer medicamento, sua indicação, contraindicação, riscos, benefícios etc., tem que ser muito bem avaliadas em cada paciente de forma individual, por um médico experiente e que trate a obesidade, sobrepeso e síndrome metabólica.

       

      Porque aumentamos de peso? Qual são as causas da obesidade? Porque emagrecemos e muitas das vezes, não conseguimos manter o peso e até temos o chamado reganho de peso?

       

      São perguntas, algumas já com respostas, muito estudadas pela ciência, pois a obesidade, há muito tempo, muito antes do Covid, já é uma pandemia!

       

      São temas já também discutidos por nós, no site, blog e redes sociais… Há pelo menos 12 anos, tentando trazer para vocês conteúdos científicos sérios e confiáveis, de forma que uma pessoa comum (não especialista, não médico), possa entender e se beneficiar da informação e procurar ajuda.

       

      Vamos falar em vários posts a pedido de vocês, sobre os tipos de fome. Você tem fome de quê?

      Qual o tipo da sua fome?

       

      Um colega, excelente endocrinologista, o Dr. Walmir Coutinho, no lançamento do Contrave, fez brilhante apresentação de uma medicação, num simpósio com outros brilhantes colegas – o Reshape-Obesity, acontecido em 13 de maio de 2023.

       

      Falaremos a seguir dos tipos de fome. Dependendo da sua, essa ou aquela medicação pode ser usada e associada… Ou não.

       

      Costumo dizer aos meus pacientes: o melhor seria não tomarmos nenhum remédio, mas infelizmente, isso nos dias de hoje, é bem difícil.

       

      Cada vez mais em toda a medicina se faz associação de drogas, infelizmente… drogas sem nenhum embasamento científico e eficácia são prescritas, e muitos tratamentos são feitos sem nenhuma necessidade, com custos elevadíssimos!

       

      A seguir, em vários posts nas nossas redes sociais @dralizankamarinheiro, falaremos “dos tipos de fome”.

       

      Por fim, um bom médico que saiba tratar obesidade de forma humana, séria e baseada em evidências, vai lhe dizer:

      Qual a melhor opção terapêutica, quando e qual usar (ou não), que a obesidade em seus variados estágios requer um tratamento multidisciplinar, e que…. Não existe milagre.

       

      Lizanka Marinheiro, PHD, MD

      Endocrinologista

      Fiocruz