• Massa óssea e cálcio

    23 de agosto, 2022

    A osteoporose e a osteopenia são doenças que aumentam o risco de fraturas ósseas. O tratamento inclui desde mudanças de estilo de vida como a prática de exercício físicos regulares, em particular os de fortalecimento de muscular, e a exposição ao sol para absorção de vitamina D, aos vários medicamentos específicos existentes no mercado como uma classe chamada alendronatos, já bastante conhecida.

    Tomar sol pelo menos três vezes por semana por uma média de 15 minutos com as partes do corpo como pernas e braços expostos e sem filtro solar é indicado para ajudar na absorção de vitamina D.

    O consumo de cálcio regular na sua alimentação através de vegetais verde escuros, leite, yogurtes e queijos é recomendado, sem esquecer que a dose diária de cálcio e vitamina D, vai variar de acordo com a idade e massa óssea do paciente. Pessoas veganas assim como as que restrigem lactose de sua alimentação, devem ter cuidado com a ingestão de cálcio abaixo do recomendado!

    É preciso estar atento principalmente com os fatores de risco para fraturas ósseas a exemplo de uso crônico de corticóides, ser fumante, ter baixo peso, história prévia de fraturas, ou antecedentes familiares com osteoporose e ou fratura, raça branca entre outros.

    Pergunte ao seu médico quando fazer sua primeira densitometria óssea.

    Dra. Lizanka Marinheiro, PhD. Médica endocrinologista e pesquisadora no IFF/FIOCRUZ.