• Menopausa e aumento de peso: verdade?

    28 de março, 2023

    mulher segurando balança

    Você conhece mulheres magras e/ou com peso adequado perto e depois da menopausa? Com certeza sim, embora a obesidade seja um problema de saúde pública no mundo em todas as faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes, independente de gênero.

    Uma grande pergunta das mulheres que estão perto ou depois da menopausa, é a causa do ganho de peso e mudanças na composição corporal com o aumento  da circunferência abdominal. Muitas “culpam” muito e questionam problemas na  tireóide e a “baixa” de metabolismo

    Estudo recente mostrou que o começo do aumento de gordura corporal  pode começar até 8 anos antes da menopausa, embora seja maior nos 2 anos antes da mesma. O maior aumento da gordura, além de em outros locais do corpo, se dá no abdômen o que sabidamente aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

    Mas só a mudança hormonal feminina não justifica tal aumento de peso, pois na média as mulheres ganham 1,6 kgs e perdem 0,2 kg de músculo nesta fase, embora outras podem ganhar mais peso. Existem outras causas para isso, além das flutuações de FSH e dos estrogênios. A reposição hormonal por si só não é indicada apenas para este fim, uma vez que isoladamente não emagrece.

     Não há grande queda de metabolismo  nesta fase como se pensa,  e as mudanças no estilo de vida, aliadas ao tratamento medicamentoso  específico quando indicado, medidas comportamentais, prática de meditação, ter momentos de fazer atividades lúdicas e que deem prazer, podem não reverter totalmente a forma do corpo da mulher antes da menopausa, mas sem dúvidas muito contribuem para o  emagrecimento, e uma vida mais saudável e com longevidade.

     

    Fontes:

    Greendale. Changes in body composition and weigth during menopause transition. JCI Insigth 2020