Quem nunca iniciou o uso de algum medicamento e sentiu os efeitos colaterais que atire a primeira pedra.
E a verdade é que isso não é tão diferente quando falamos de remédios para perda de peso, como o Ozempic e Mounjaro.
Mas se os sintomas do tratamento estão muito intensos e atrapalhando sua qualidade de vida, calma que tem solução.
Evite comida gordurosa: comida gordurosa pode te deixar mais enjoado, mesmo sendo gordura boa. Então, cuidado com as gorduras! Diminua a quantidade de gordura que você está ingerindo.
Não fique muito tempo sem comer: como a sua saciedade está muito aumentada, a sua percepção de fome pode ficar diferente e se você for esperar ter fome para comer pode acabar se mantendo muito tempo sem comer – em jejum – e isso pode piorar o enjoo.
Beba água o suficiente: é importante você estar com a sua hidratação bem ajustada e beber mais água do que o normal. Evite bebidas gaseificadas, porque podem trazer algum desconforto.
Evite alimentos muito açucarados
Coma devagar e preste atenção na sua refeição: realize um mindful eating e quando estiver satisfeito naquela quantidade respeite a sua saciedade. Você precisa estar atento ao que está fazendo para perceber a saciedade e não ultrapassar o limite.
Não exagere em bebidas alcoólicas
Dica extra: Se mesmo realizando essas estratégias não for o suficiente para melhorar, podemos pensar em chãs de gengibre e hortelã, que ajudam na parte digestiva.
E lembre-se: converse com o seu endocrinologista, porque algumas medicações podem ser usadas como SOS para minimizar esse tipo de efeito colateral relacionado ao uso de remédios e que isso não precisa ser um impeditivo no seu tratamento.
Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md
Professora das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher
Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina
Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ





