• Verão, celulite, alimentação.

    1 de novembro, 2015

    frutas-y-frutos-secosVocê está cansada de saber que bons hábitos à mesa são os primeiros passos para quem quer um corpo mais bonito e saudável. Quando o assunto é celulite, isso vale também. Apostar em um cardápio repleto de legumes ricos em potássio, verduras ricos em magnésio, sementes com selênio, frutas diuréticas e mais uma lista variada, são mais que bem vindas. “Eles compõem uma dieta antioxidante, que ajuda a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele”, diz DANIELLE VENTURA. O ideal é incluir diariamente pelo menos dois desses ingredientes no prato, sem frita-los ou usar muito sal. O sal contém sódio, que retém água no organismo e incha as células. Pelo mesmo motivo, evite molho inglês e shoyu (molho de soja) normal. Prefira o light. Além disso, procure evitar alimentos como pães, massas, leite e derivados.

     Prefira alimentos ricos em minerais. Excesso de comida industrializada, stress e poluição podem prejudicar a absorção dos minerais. Esses nutrientes têm várias funções no nosso organismo – uma delas é ajudar no controle de peso. Nesse aspecto, o cromo e o magnésio são campeões. Além de atuarem no metabolismo dos carboidratos e das gorduras, diminuindo o risco de você fazer estoques extras na cintura, esses dois minerais participam da produção da serotonina.

    A suplementação é considerada uma boa alternativa, mas as cápsulas concentradas em minerais não devem ser consumidas sem a orientação de um profissional (médico  endocrinologista ou nutricionista). Outra medida é apostar nos alimentos ricos nessas substâncias.

    Cromo: aveia, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, figo seco, marisco, bife de fígado, lula, queijo branco.

    Magnésio: couve, castanha de caju, filé de linguado, lula, marisco, peito de frango, tofu, leite de soja, cebola, gérmen de trigo.

    Invista também no cálcio. Esse mineral favorece a queima de gordura. Mas, de novo, recorra à suplementação somente com orientação médica.

    Cálcio: os alimentos mais indicados são iogurte, queijo branco, cottage, salmão, sardinha, feijão, couve, leite de soja fortificado com esse mineral.

     Coma linhaça todos os dias

    Só 10% da serotonina é produzida no cérebro e os outros 90% no intestino. É por isso que, se esse órgão não estiver funcionando bem, os hormônios do bem-estar podem não ser suficientes. Seu intestino é preguiçoso? Aposte na linhaça. Além de reduzir o apetite e controlar os níveis de açúcar no sangue, as fibras presentes na casca dessa semente estimulam o intestino. Por ser ótima fonte de ômega 3, também garante o equilíbrio do “cérebro emocional” – a parte ligada às emoções.

    O ácido graxo ômega 3 reveste as células nervosas, ativando os receptores para a serotonina e o gaba, neurotransmissores que cuidam das mensagens do humor e apetite.  Mas, para aproveitar todos os benefícios da linhaça, é importante você romper a casca duríssima que a protege, o que pode ser feito de três maneiras: mastigar muito bem a semente, triturá-la no liquidificador ou, melhor, deixá-la de molho na água por oito horas – amolece e é fácil de ser quebrada com os dentes.

    Não dispense a água, que vira uma espécie de gelatina e, ingerida, ocupa um bom espaço no estômago, ajudando você a economizar calorias. Duas colheres de sopa de linhaça é a recomendação diária – use uma no shake de proteína e a outra polvilhe na salada, na sopa, na fruta ou no iogurte.

    Gordura localizada e celulite andam juntas. Preparar a pele para o verão também implica em ter uma pele limpa, hidratada sem manchas e sem rugas.

    Não se pode esquecer o uso do filtro solar o ano inteiro, muito menos no verão. Mas o cuidado com a pele hoje vai muito mais além que o uso de cremes e loções tópicas.

    A tendência da moderna dermatologia, a chamada dermocosmética, é tratar a pele de dentro para fora, pois os ativos administrados topicamente, perdem muito das suas propriedades quando administrado num corpo desequilibrado internamente, ou seja, cheio de toxinas e doente.

    O uso de NUTRACÊUTICOS são compostos administrados via oral geralmente  na forma de  cápsulas, com ação antioxidante já comprovada cientificamente, e já disponível  no mercado nacional. Contém nutrientes cuidadosamente selecionados para, em conjunto, promover benefícios estéticos significativos na pele. São indicados por especialistas para atenuar rugas, melhorar o viço da pele, combater a flacidez e fortalecer a saúde das camadas mais profundas da derme.Estudos comprovam a ação de vitaminas antioxidantes na renovação e proteção da pele. As Vitaminas B1, C e E e o Óleo de Linhaça, presentes nesses compostos, ainda se destacam no combate ao envelhecimento precoce e na melhora de sinais leves e moderados de foto-envelhecimento, como rugas e marcas de expressão.

    A pele fica sempre bonita, macia, sedosa, jovem e saudável.
    Auxilia no processo da hidratação cutânea . Participa na síntese de colágeno, auxiliando na melhora dos sinais de envelhecimento.  Auxilia na preservação e estimulação da
    função imune cutânea. Ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce . A Dermage acaba de lançar uma linha de nutracêuticos para celulite, fortalecimento de unhas e cabelos e estimuladora de colágeno, toda ela rica em vários nutracêticos específicos para cada fim em questão: a linha INE-OUT.

    E para terminar, se você ainda está desanimada, lendo esta matéria com preguiça e se achando  a Grisela da Cinderela, pode conversar com  seu médico sobre o uso do
     5HTP (5 hidroxitriptofano). Extraído de um legume africano, age no organismo da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina.

    Que venha novembro com todo os seus tons de azul!!

     

    Lizanka Marinheiro                                      

    Endocrinologista – Phd- Md

    FIOCRUZ              

    Danyelle   Ventura

     Nutricionista – Mestre em Ciências da Saúde 

    FIOCRUZ