• A pílula da refeição imaginária – FEXARAMINE

    11 de janeiro, 2015

    locarseinaA pílula da refeição imaginária – FEXARAMINE

    Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo GRL_006

    Quando não se tem o sucesso esperado quando se faz uma alimentação saudável e atividade física diária, para se atingir um pêso saudável, as pessoas tendem a buscar medicação para emagrecer, ou uma pílula milagrosa.

    Os pesquisadores do Instituto Salk para Estudos Biológicos, na Califórnia, estam desenvolvendo “a pílula imaginária” para perder peso, com a promessa de maior segurança e efetividade. Os pesquisadores dizem que a nova pílula, a Fexaramine, atua como uma refeição imaginária. Nas palavras do pesquisador, “ele envia os mesmos sinais que normalmente acontecem quando você come, de modo que o corpo começa a queimar calorias além de deixar de armazenar o que teoricamente se teria ingerido. Isto na ausência de calorias e alterações no apetite.

    ” Quando testado em um estudo pré-clínico, observou-se que a fexaramine foi capaz de provocar a perda de gordura, prevenir o ganho de peso, controlar o açúcar no sangue, bem como reduzir o colesterol e inflamação. Qual seria o mecanismo de ação da mesma?Ela tem como alvo o receptor FXR, que quando se inicia a alimentação, o FXR é ativado, em preparação para a ingestão de alimentos. O FXR é uma proteína que está envolvida na digestão, no armazenamento, de gordura e o açúcar, e na libertação de ácidos biliares pelo fígado. A droga foi testada em ratinhos, dando-se uma dose diária durante 5 semanas, e os investigadores descobriram que os ratos deixaram de ganhar peso além de haver uma redução na gordura corporal, no açúcar e nos níveis de colesterol no sangue.

    É importante ressaltar que os pesquisadores observaram uma aumento da temperatura corporal, indicando um aumento do metabolismo, e redução da gordura periférica. Os pesquisadores afirmam que esta nova pílula de dieta seja mais eficaz do que as pílulas dietéticas habituais porque ativa os mecanismos pelos quais o corpo responde naturalmente a uma refeição.

    A obesidade é um importante problema de saúde pública, e a fexaramine pode ser mais uma promessa em vista, se as pesquisas em humanos forem comprovadas.Como toda droga lançada no mercado, com certeza terá suas contra-indicações e efeitos colaterais, não sendo claro, possível de ser indistintamente prescrita para todos. Se os testes forem bem sucedidos, aliados a com dieta saudável e atividade física diária, seria uma vitória no tratamento da obesidade.

     

    Lizanka Marinheiro – endocrinologista

    Prof. Dra. Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança

    Prof. Dra. Pós- graduação em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher , Criança e Adolescente

    FIOCRUZ