mulher-esporte

ATIVIDADE FÍSICA NO PERÍODO MENSTRUAL

15/03/2012
Talvez ainda esse seja uma questão chata e incômoda pra muitas: mulheres menstruam todos os meses . E fazer exercícios durante este período? Ainda é um tabu.
É justamente por esta ciclicidade menstrual, que não consigo ver nenhum problema.
Estão mais que adaptadas a realizarem exercícios neste período e não existe na literatura científica, evidências que sejam suficientes para justificar alguma alteração na rotina de treino, seja no que diz respeito a volume ou…intensidade dos exercícios.A maior prova deste fato, são os inúmeros recordes olímpicos e mundiais conquistados neste momento natural da fisiologia feminina. Pense bem: o que uma atleta que se dedica anos e anos para conseguir um resultado expressivo, poderá fazer se no dia de sua principal competição ela menstruar? Não competir? Isso nem passa pela cabeça dela.Mas a ciência não mede os inúmeros desconfortos provocados pelo ciclo menstrual.
E é claro que cólicas, o fluxo aumentado, a dor de cabeça, o enjôo, e até fraqueza só para citar alguns, podem atrapalhar a performance em treinos. Então o que fazer quando estes sinais aparecem?Cada caso deve ser avaliado individualmente. Converse com seu professor de musculação ou Personal Trainer para mais informações e procure seu ginecologista de confiança. Mas por favor, nada de deixar de treinar. Com um pouco de boa vontade e dedicação, dá para fazer muita coisa, ainda que com algumas adaptações, não interrompendo assim uma atividade vital para sua saúde.
Mozart Neto
Personal Trainer
lizanka