• Carnaval: voltando o corpo para o dia a dia

    16 de fevereiro, 2018

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Carnaval passou, e a tarefa agora é voltar a rotina diária e trazer o corpo ao equilíbrio que buscamos no dia a dia!

    Para quem ainda não retornou na quarta-feira de cinzas, é bom ir voltando.

    Primeiro, se ré ou organize;  arrume e guarde suas fantasias da folia, jogue fora as velhas que não servem mais, para o ano que vem, e lave e limpe as que dá pra usar no próximo. Se estava com visitas em casa, arrume seus armários e sua casa. Ponha em ordem a bagunça da folia, pois quinta já foi dia de trabalho, e para quem tem crianças em idade escolar, segunda tem aula.

    Faça sua agenda do mês de fevereiro que ainda está mo meio, e  veja como estão suas metas do ano, que, já começou… Se reprograme e faça seu ckeck-list!

    Roupas todas na máquina, para lavar, boa faxina na casa , repor geladeira e dispensa com alimentos leves tipo frutas, verduras grãos , ovos, cereais.

    Tente uma semana beber 2 a 3 litros de água diariamente, não ingerir alcool, tomar chás gelados de sua preferência, e se alimentar de saladas cruas variadas e legumes cozidos fazendo um prato bem colorido regado ao azeite virgem de oliva, pouco sal marinho, com os temperos preferidos com alecrim, pimenta, tomilho, orégano, sávia, coentro, salsa cebolinha. Existem vários sites de saladas criativas!

    Os cereais como arroz integrais, quinua, lentilha e feijões, assim como tapioca, batata doce e ovo, podem complemetar o seu café da manhã.

    Uma semana sem proteína animal não lhe fará falta!

    E seus hormônios ? O stress  do carnaval, a falta de rotina, a violência, podem levar ao aumento de cortisol, que por si só já faz uma desregulação ainda que mínima em todo metabolismo. Aliados a esta alteração, aquelas pessoas que são portadoras de outras endocrinopatias a exemplo de diabetes, hipotireoidismo, hiperprolactinemias, e ou algum distúrbio metabólico como dislipidemia ( aumento do colesterol) e /ou de doenças com hipertensão arterial, podem ter cometido excessos em bebidas e comidas. Sem falar que podem ter esquecido de tomar suas medicações corretamente. O carnaval pode ter descompensado esses hormônios e doenças como diabetes, hipertensão e taxas de colesterol! Então, hora de acalmar, voltar para alimentação habitual e medicação em horários corretos.  Para aqueles que ainda não fizeream seus exames médicos anuais, está na hora !!! Consulte se médico!

    Durma. Procure ter pelo menos 6 horas de sono reparador.

    Tente respirar ou meditar por 10 minutos todo dia; isso é hábito. No começo pode parecer impossível, mas comece ouvindo sua respiração num lugar discreto na sua casa, trabalho ou  onde acredite ser calmo. Funciona!

    Vá ao cinema e veja pelo menos 1 filme candidato ao OSCAR.

    Retorne a sua rotina de exercícios diários , e caso ainda não faça inicie hoje 40 minutes pelo menos 4 vêzes por semana e seu corpo agradecerá para no próximo carnaval,  brincar novamente!

     

    Lizanka Marinheiro-  Endocrinoligista Phd

    Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ