• Dieta e Síndrome do Intestino Irritável – relação.

    31 de janeiro, 2015

    intestino

    OBJETIVO:

    Este post tem o objetivo de falar  de uma doença cada vez mais frequente, a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e sua relação com a alimentação. Já é claro que  a precipitação frequente dos seus sintomas, está relacionada com a ingestão de alimentos, sendo alguns deles fatores desencadeantes. No entanto, ainda é escassa a literatura,  sobre as respostas aos alimentos ou componentes alimentares individuais,na  SII. Esta avaliação aborda a literatura recente sobre dieta e SII .

    ACHADOS RECENTES:

    A complexidade das interações de sintomas na SII e ingestão de alimentos,  está sendo revelada em pesquisas recentes e em curso. Alguns estudos revelaram os efeitos variáveis ​​das fibras e da susceptibilidade  individual à Síndrome do Intestino Irritável, como a ação da  ingestão de carboidratos mal digeridos e absorvidos . Estes últimos levaram a adoção do consumo dos oligossacarídeos, dissacarídeos , monossacarídeos e polióis, com baixa fermentação ( FODMAPs ) na dieta. Incerto ainda, é o papel de uma outra estratégia dietética amplamente adotada: a restrição de glúten.

    A relação entre dieta e flora microbiana no intestino é fundamental para a homeostase da microbiota intestinal, que pode estar comprometida na doença ; há um grande entusiasmo no uso de probióticos na dieta de portadores de SII .

    RESUMO :

    A alimentação tem papel importante com precipitadora  comum dos sintomas  na SII, e as pesquisas recentes têm focado no papel  de componentes alimentares individuais tais como, fibras,  FODMAPs,  glúten e probióticos , em particular. Cada um pode ter um papel definido em certos doentes com a SII.

    No entanto, vale ressaltar, que nem todos tem a doença, e que a restrição extrema de certos grupos alimentares, é muitas vêzes, além de dispendisosa, inútil e desnecessária.

     

    Lizanka Marinheiro

    Endocrinologista

    Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança  e Adolescente Fernandes Figueira – FIOCRUZ

     

    FONTE

    Thomas A1, Quigley EM.,

    Curr Opin Gastroenterol. 2015 Jan 21.
Department of Internal Medicine b Division of Gastroenterology and Hepatology, Houston Methodist Hospital, Weill Cornell Medical College, Houston, Texas, USA.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25612261

    PMID: 2561226