自転車

Fique “Sob Medida”

03/06/2012

            Atire a primeira pedra aquele não tem o desejo de emagrecer, nem que seja apenas um ou dois quilos. É quase uma unanimidade quando atendo meus clientes na academia e os mesmos demonstram este comum interesse: emagrecer. O texto a seguir tem por objetivo discutir as principais barreiras no processo de perda de peso e as possíveis estratégias para se atingir o peso-alvo.

Quando o assunto é emagrecimento, surgem inúmeros tipos de programas de exercícios e dietas que prometem verdadeiros milagres em um curto período de tempo. Entretanto, o “segredo” para um emagrecimento saudável e duradouro é associar dieta de baixa caloria com uma rotina de exercícios.  É pura matemática: se seu gasto calórico for maior que seu consumo, você emagrece!

Parece simples, entretanto, o estresse diário de trabalho, os afazeres domésticos, cuidar dos filhos, do marido, entre outras atividades, muitas vezes dificulta a adesão a um programa regular de atividade física. Sem falar quando vem aquela TPM com aquela vontade incontrolável de comer chocolate. Chega final de semana tem almoço com a família, festa de casamento, restaurante… São diversos fatores que contribuem para um estilo de vida sedentário e propenso ao aumento de peso.

Embora tudo conspire para que você seja sedentária e acima do peso, é importante que uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada façam parte da sua vida. Diversas doenças estão associadas com o aumento de peso excessivo, tais como hipertensão, diabetes, doença arterial coronariana, dentre outras. A prevenção do aumento de peso é a primeira conduta para prevenir estas doenças.

O importante é sair de uma zona de conforto. A maioria das academias funciona de 06h às 23h. Pode parecer cansativo, mas é fundamental arrumar um tempo para cuidar do seu corpo, nem que seja às 06h da manhã! O benefício que isso irá lhe trazer não tem preço. Associado a rotina de exercícios, é essencial que a dieta seja bem controlada, para que de fato você emagreça. Não adianta gastar 800 kcal numa aula de Spinning se você consumir 900 kcal depois. É fundamental um acompanhamento de um nutricionista para selecionar os alimentos adequados (e agradáveis) para sua dieta.

Em relação aos exercícios para perda de peso, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) recomenda que sejam realizados entre 250 a 300 min/sem de exercício aeróbio de intensidade moderada, com um gasto calórico de aproximadamente 2.000 kcal/sem. O importante é encontrar uma atividade física que seja agradável, apara facilitar sua adesão. O cardápio de opções é variado: corrida, natação, bicicleta, transport, dança, etc. Independente da atividade escolhida, para que haja uma perda de peso significativa, é necessário que as recomendações acima citadas sejam seguidas.

É importante ter em mente que não existe exercício milagroso ou uma dieta que vai mudar seu corpo da noite para o dia. O processo de emagrecimento é lento, exige bastante paciência e disciplina. São inúmeros os instrumentos que se pode lançar mão para obter êxito neste processo e a escolha do melhor método, de acordo com as suas necessidades e respeitando seus limites, fará diferença no resultado final.  Mais importante do que sentir-se magro é sentir-se bem consigo mesma e entender que a necessidade da perda de peso está atrelada a algo muito além da estética. Estar “Sob Medida” é estar de bem com a saúde do corpo e da mente.

 

Disciplina é a ponte para um corpo magro e saudável!

 

Wallace Machado

Personal Trainer

 

wallacemachado@ufrj.br

lizanka