ovo1

PÁSCOA - Faça a escolha certa e consuma o chocolate mais saudável!!!!!

31/03/2012

Páscoa é sinônimo de tentação para muitos!!! O excesso de chocolate nesta época do ano é a grande preocupação para quem está de dieta ou pretende manter o peso.

Apesar de oferecer mais calorias provenientes basicamente de gordura e açúcar, o chocolate também é rico em proteínas, além de ser boa fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo e vitaminas do complexo B.

Muitos estudos têm demonstrado que o CHOCOLATE AMARGO devido à alta concentração de cacau, possui alto teor de flavonóides e polifenóis, substâncias antioxidantes que podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Este tipo de chocolate possui ainda alta concentração de catequinas encontradas no cacau, que agem nas artérias, promovendo entre outros benefícios, o controle da pressão arterial. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite. Quanto maior o teor de cacau ( preferencialmente 70 %), maior os benefícios oferecidos ao organismo.

O “pior” chocolate é o branco, por ser substituído em sua composição a massa de cacau por manteiga, açúcar e leite.  Ou seja, não tem antioxidantes e é mais calórico.

Já o chocolate ao leite, a massa de cacau é substituída em parte por leite em pó e açúcar, resultando em um gosto mais adocicado.

Deve haver o cuidado para que um hábito que é peculiar à Páscoa não se estenda por muito tempo após este período. Pequenas quantidades  em situações especiais como nessas festividades não comprometem a saúde nem a boa forma. Uma boa dica é não comprar ovos enormes, o que pode prolongar a “temporada de Páscoa”. Ainda, ao invés de comer grandes quantidades de chocolate de uma só vez, é muito melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia.  10g de chocolate ( duas barras pequenas) é considerada uma quantidade ideal, desde que esteja inserida em uma dieta saudável e equilibrada.

Já que neste feriado é muito difícil não comer um chocolate, que pelo menos algum valor nutricional seja agregado. Escolha o chocolate com maior concentração e cacau, trazendo assim benefícios à sua saúde.

Uma boa Páscoa para todos e muita força de vontade e disciplina para evitar excessos típicos dessa época!!!

 

Alessandra Scutellaro

NUTRICIONISTA

alessandrascutellaro@oi.com.br

lizanka