PREBIOTICO

PROBIOTICOS - MELHORES AMIGOS DO INTESTINO

29/01/2014

O intestino está povoado por milhões de bactérias que formam o que designamos por flora intestinal. Entre eles contam-se os PROBIÓTICOS. Estes magníficos microorganismos vivos, ao contrário de muitas bactérias, são benéficos, melhorando todo o processo digestivo e a saúde em geral. No entanto, por serem extremamente frágeis, devemos ter cuidados especiais para evitar a sua destruição e zelar para que se mantenham de boa saúde.

“Presente em iogurte ou leite fermentado, estes magníficos seres estimulam o sistema imunológico e regulam o funcionamento do intestino”.

Fatores como o álcool, contaminantes, o estresse, o uso excessivo de antibióticos, aliados a uma dieta cada vez mais empobrecida, conduzem a um enfraquecimento da flora intestinal, sendo por isso muitas vezes aconselhado o uso de suplementos naturais rejuvenescedores.

Além do iogurte e leite fermentado, podemos também encontrar os probióticos em pó ou cápsulas. Dos probióticos mais conhecidos, fazem parte espécies de bactérias como a Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium bifudum.

CONHEÇA OS SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

– Facilitam o processo digestivo, ajudando a produzir enzimas essenciais, para degradar os nutrientes mais complexos, aumentando a assimilação dos mesmos (principalmente das proteínas e da lactose);

– Diminuem as diarréias, os gases intestinais e a constipação;

– Previnem as infecções causadas por fungos, leveduras e bactérias nocivas, normalizando o PH intestinal;

–  Ajudam a eliminar vários tipos de toxinas, minimizando os seus efeitos nocivos;

– Estimulam o sistema imunológico;

– Mantém a flora intestinal equilibrada;

– Aumentam a absorção de ferro, cálcio, magnésio e zinco;

– Produzem vitaminas como a B6,B9,B12;

– Baixam o PH intestinal e consequentemente o crescimento de bactérias indesejáveis;

– Previnem alergias e estados de hipersensibilidade intestinal;

É comum também encontrarmos alimentos que se denominam PREBIÓTICOS. Estes são ricos em fibras alimentares. Entre outras vantagens, eles estimulam o crescimento das bactérias probióticas, fazendo um bem ainda maior a saúde de quem o consome.

Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis!!!!

 

Alessandra Scutellaro

Nutricionista clínica esportiva funcional

alessandrascutellaro@oi.com.br

lizanka