• Câncer e COVID-19: Em busca de vacinas eficazes

    8 de fevereiro, 2021

    A vacinação está entre um dos maiores feitos da medicina moderna. Vacinas coordenam e direcionam a imunidade, erradicando células portadoras do vírus e gerando memória imunológica que atua com proteção ao longo prazo. Ao longo do século passado, as vacinas preventivas salvaram inúmeras vidas de varíola, poliomielite e várias outras doenças infecciosas. Atualmente, a ciência está se esforçando para alcançar este mesmo sucesso na luta contra COVID-19. Imunologistas do câncer sempre olharam a vacina como motivo para refletir sobre como é possível estender este tipo de benefício para indivíduos com câncer, reconhecendo os desafios biológicos únicos impostos por essa doença.

     Ao observar a revisão da experiência com vacinas contra o câncer na última década é possível identificar semelhanças e diferenças com os desafios enfrentados na vacinação contra vírus. Um estudo de revisão foi feito para avaliar o progresso recente e os problemas no percurso para o desenvolvimento de vacinas para câncer, e refletir sobre a importância das experiências de vacinação contra a COVID-19.

    Na análise foi identificado que é de suma importância que qualquer estratégia com o objetivo de melhorar a resposta à vacinação contra a COVID-19 em pacientes com câncer, seja testada dentro do contexto de ensaios clínicos bem elaborados. O combate ao câncer e ao COVID-19 a partir do desenvolvimento de vacinas, irá se beneficiar do conhecimento, fracassos e sucessos de estudos à medida seja criado um caminho para proteção imunológica contra essas doenças potencialmente fatais.

    Fonte:

    Marwan Kwok, Edward F. Fritsch and Catherine J. Wu. Cancer and COVID-19: On the Quest for Effective Vaccines. Blood Cancer Discov January 1 2021 (2) (1) 13-18; DOI: 10.1158/2643-3230.BCD-20-0205