• Como anda seu sono? Sono e obesidade, uma via de mão dupla!

    23 de abril, 2024

     

     

        Você sabia que os distúrbios do sono, como insônia, privação do sono, apneia etc, são capazes de perturbar a saúde do seu corpo e aumentar o risco para o desenvolvimento de diversas doenças, inclusive, a obesidade? 

         Está bastante claro para a ciência hoje que a obesidade tem uma íntima relação com um sono de má qualidade, sendo capaz de afetar a quantidade de horas dormidas, provocar insônia e até mesmo privação de sono. E que essas perturbações no sono são fatores que contribuem para o ganho de peso e o desenvolvimento da obesidade. 

        O que acontece na verdade é uma combinação de diversos fatores em cadeia: a privação de sono leva a uma alteração dos hormônios responsáveis pela saciedade, o que faz a pessoa comer mais por não se sentir satisfeita.  

        Além desse desbalanço hormonal, existem também os fatores comportamentais; a pessoa com insônia acaba preferindo alimentos que trazem mais conforto e sensação de recompensa, e, geralmente, os alimentos que geram esse prazer no cérebro são os mais calóricos. 

         Essa ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura em um período no qual o organismo humano foi programado para o jejum conduz, consequentemente, a um gasto menor de energia. Por fim, há também o problema  de uma predisposição ao comportamento sedentário, pois o indivíduo cansado não tem tanta disposição para fazer uma atividade física.

        Dessa forma, endocrinologistas que  tratam a obesidade devem ver com cuidado com anda o sono dos seus pacientes pois os distúrbios do mesmo pioram muito o prognóstico de diversas doenças, como a obesidade.

    Pacientes  com obesidade apresentam maior risco para distúrbios do sono. Na sua consulta, não deixe de  falar de como anda seu sono com o seu endócrino!

     

     

    Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

    Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

    Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

    Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ