• Crescimento de seu filho: será que é anormal?

    21 de abril, 2021

    Crescimento de seu filho

    Baixa estatura: minha filha está crescendo pouco?

     

    A baixa estatura é uma das queixas mais frequentes nos ambulatórios de Pediatria. A altura de um indivíduo é baseada em vários fatores. Dentre eles, devemos destacar a hereditariedade, fatores nutricionais e hormonais. Assim, não se deve esperar que uma criança filha de pais considerados baixos, atinja uma estatura final muito elevada, por exemplo, por influência dos fatores genéticos.

    A primeira avaliação a ser feita na consulta médica é confirmar se de fato aquele indivíduo se encaixa na classificação de baixa estatura, através da relação entre a sua altura e a idade que possui. Além da velocidade de crescimento (determinação do valor em centímetros que a criança cresceu no período de um ano), serão avaliados pelo médico o seu alvo genético (altura final prevista para aquela criança baseado na estatura dos pais), a sua idade óssea (grau de amadurecimento do osso do indivíduo), avaliação do peso e das proporções corporais.

    As causas de baixa estatura são diversas. Algumas delas não estão relacionadas a nenhuma doença, como a baixa estatura familiar (crianças filhas de pais baixos com previsão de estatura final também reduzida) e o retardo constitucional do crescimento (indivíduo com amadurecimento do organismo mais lentificado, mas dentro da normalidade). Outras causas estão relacionadas à problemas de saúde daquele indivíduo, como alterações hormonais (hipotireoidismo, deficiência do hormônio do crescimento), doenças ósseas, desnutrição e síndromes genéticas.

    O tratamento dos pacientes com baixa estatura com a reposição do hormônio do crescimento é reservado para situações específicas, pois nem todas as crianças se beneficiarão desta medicação. Assim, diante da suspeita de crescimento insuficiente de um indivíduo, será feita uma avaliação médica através de exames físico e laboratorial para confirmação e investigação do caso, e posterior definição do melhor tratamento.

     

    Anna Beatriz Ramalho

    Ginecologista e Obstetra – UERJ

    Pós-graduanda em Endocrinologia Feminina – IFF/FIOCRUZ

     

     

    Fonte: https://www.uptodate.com/contents/diagnostic-approach-to-children-and-adolescents-with-short-stature?search=baixa%20estatura&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1