• Hipotireoidismo e depressão

    11 de outubro, 2021

    Tireoide e depressao - Lizanka Marinheiro Endocrinologista

    A tireoide é uma glândula com formato parecido com o de uma borboleta, que fica na parte anterior do pescoço. Produz hormônios e ajuda no funcionamento de diversos órgãos importantes do corpo humano, atuando como uma reguladora do equilíbrio do nosso corpo. Quando ela não funciona corretamente, acontecem os chamados hipertireoidismo (excesso de hormônios no organismo) ou hipotireoidismo (falta de hormônios no organismo).

    O hipotireoidismo provoca diversas consequências no corpo humano, como fadiga, sonolência, desaceleração do metabolismo. É um quadro também associado à depressão. De acordo com o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, “metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão, e um terço dos pacientes com depressão têm hipotireoidismo”.

    Um estudo recente põe em discussão o quão intrincada é a conexão entre hipotireoidismo e depressão clínica. A metanálise publicada, de 25 estudos relacionados ao tema, indica que a relação entre as duas condições não parece ser tão forte quanto pensamos. Isso não significa que a depressão clínica não possa ser uma das consequências do hipotireoidismo ou da autoimunidade tireoidiana, mas a probabilidade de acontecer, de acordo com a pesquisa, não é tão alta.

    O estudo também fala sobre da diferença na conexão das duas comorbidades entre homens e mulheres: a associação do hipotireoidismo e da depressão clínica, nas conclusões das revisões e metanálise, estava mais relacionada ao sexo feminino do que ao sexo masculino. A depressão também se mostrou mais relacionada ao hipotireoidismo evidente do que ao subclínico (que é, em sua maioria, assintomático). O resultado publicado abre espaço para novas pesquisas de investigação da relação do hipotireoidismo com a depressão, aprofundando questões mais específicas apresentadas nos resultados da pesquisa.

    Dra Lizanka Marinheiro, Md, PhD.

    Chefe do Setor de Endocrinologia Feminina do Instituto Nacional de Saúde da Criança, do adolescente e da Mulher da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ).

     

    Fontes:
    https://www.medpagetoday.com/endocrinology/thyroid/94519

    https://www.tireoide.org.br/para-o-publico/o-que-e-a-tireoide/

    https://www.tireoide.org.br/para-o-publico/mitos-e-verdades-sobre-o-disturbios-da-tireoide/

    https://www.news.med.br/p/medical-journal/1401375/estudo-relata-associacao-moderada-entre-hipotireoidismo-e-depressao-clinica.html

    https://pebmed.com.br/hipotireoidismo-subclinico-vale-a-pena-tratar/#:~:text=O%20hipotireoidismo%20subclínico%20é%20definido,maioria%20das%20vezes%2C%20é%20assintomático.

    https://saude.abril.com.br/medicina/hipotireoidismo-por-que-ha-tanta-tireoide-lenta-por-ai/