• Novidades para o tratamento do sobrepeso e da obesidade

    14 de dezembro, 2022

    No início do mês passado, ocorreu nos EUA a maior conferência internacional sobre obesidade: A Obesity Week 2022. O objetivo principal deste tipo de evento é oferecer uma perspectiva ampla, abrangendo desde a ciência básica até as políticas públicas, sobre estudos de tratamento e prevenção da obesidade.

    Dentre os temas discutidos, foi abordado o momento atual bastante promissor para o desenvolvimento de medicamentos antiobesidade, com novos fármacos se mostrando bastante eficazes, como por exemplo a Semaglutida e a Tirzepatida. Contudo, algumas barreiras para a adoção dessas substâncias em tratamentos farmacoterápicos ainda são percebidas, entre as principais estão a falta de cobertura dos seguros de saúde, resistência dos médicos em receitá-los (temendo que experiências como a que que ocorreram com antigos medicamentos, retirados do mercado por apresentarem riscos à saúde, possam se repetir) e resistência dos próprios pacientes. Esse conjunto de barreiras evidencia que é necessário que haja mais informações sobre os medicamentos antiobesidade disponíveis atualmente.

    A obesidade infantil também foi um dos principais focos desta conferência, forma debatidas as inovações internacionais em obesidade infantil, com palestrantes de diversos países discutindo as mudanças de paradigma que estão em andamento na prevenção e no tratamento da obesidade infantil. Também foram apresentados os bastidores da criação da nova Diretriz de Práticas Clínicas para Obesidade da American Academy of Pediatrics (AAP) para crianças e adolescentes com obesidade.

    A multiplicidade e riqueza dos temas da conferência refletem o amplo escopo que envolve o processo de tratamento do sobrepeso e da obesidade. Novos achados, dos estudos mais recentes sobre o tema abrangeram áreas como: metabolismo e fisiologia integrativa; neurociência; estudos intervencionistas e clínicos; saúde comunitária; prática clínica e profissional; e políticas públicas e saúde pública. Estas evidências confirmam a importância de o tratamento do sobrepeso e da obesidade ser compreendido pelas pessoas como um assunto de saúde importante e que deve ser cuidado por profissionais capacitados.

    Fonte: https://obesityweek.org/

    Dra. Lizanka Marinheiro, Md, PhD. Médica endocrinologista, pesquisadora e professora dos programas de pós-graduação do IFF/FIOCRUZ