• Conheça mais sobre o câncer de mama: Prevenção e diagnóstico precoce

    16 de outubro, 2023

          A prevenção do câncer de mama continua sendo um desafio no mundo todo, mas, apesar disso, alcançamos nas últimas décadas progressos expressivos na compreensão da doença, bem como no desenvolvimento de métodos preventivos, que contribuíram para aumentar a taxa de sobrevivência dos pacientes com câncer de mama.

         Sabemos hoje, que a pedra angular da prevenção do câncer de mama é a detecção precoce: diagnosticar a doença antes que ela se manifeste clinicamente possibilita oferecer ao paciente  um tratamento precoce, reduzir a mortalidade e aumentar sua qualidade de vida.

         Uma maneira simples e econômica que contribui para o diagnóstico precoce é o autoexame das mamas. Afinal de contas, as pessoas conhecem seu próprio corpo melhor do que qualquer profissional da saúde. Contudo, o exame clínico das mamas é a forma mais eficiente de diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial. 

         Dentre os métodos clínicos atuais de prevenção, temos os métodos de rastreio, a quimioprevenção e a prevenção biológica. 

     

    Métodos de rastreio

          A mamografia é o método mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama. O processo dura em torno de 20 minutos e utiliza raios X de baixa energia para obter imagens de alta resolução da mama. 

          Uma outra ferramenta de rastreio amplamente utilizada é a ressonância magnética (RM), que diferentemente, da mamografia não é afetada pela densidade mamária e apresenta vantagens na detecção de câncer de mama primário oculto, metástases axilares, tumores residuais após quimioterapia ou outros tumores pequenos. Assim, na vigilância de grupos de alto risco é recomendado a mamografia combinada com a ressonância magnética.

     

           Para além do diagnóstico precoce, uma outra medida importante na prevenção do câncer de mama é a redução dos fatores de risco. Embora alguns desses fatores, como o envelhecimento e os fatores reprodutivos, sejam inevitáveis, fatores ambientais como a adoção de um estilo de vida saudável, abrangendo nutrição adequada (com redução no consumo excessivo de gordura), controle do peso, prática de exercícios físicos e redução da ingestão alcoólica e de estrogênio exógeno podem ser realizados para minimizar o risco de câncer de mama. 

       E aí, gostou de saber mais sobre a prevenção e como é feito o diagnóstico precoce do câncer de mama?Na próxima semana, abordaremos sobre como se dá o tratamento da doença.

        Então, fica com a gente até o final dessa série muito especial sobre uma das doenças mais perigosas do mundo.

    Referências: 

    Campos MDSB, Feitosa RHF, Mizzaci CC, Flach MDRTV, Siqueira BJM, Mastrocola LE. The Benefits of Exercise in Breast Cancer. Arq Bras Cardiol. 2022 Dec;119(6):981-990. English, Portuguese. doi: 10.36660/abc.20220086. PMID: 36541995; PMCID: PMC9814800.

    Sun YS, Zhao Z, Yang ZN, Xu F, Lu HJ, Zhu ZY, Shi W, Jiang J, Yao PP, Zhu HP. Risk Factors and Preventions of Breast Cancer. Int J Biol Sci. 2017 Nov 1;13(11):1387-1397. doi: 10.7150/ijbs.21635. PMID: 29209143; PMCID: PMC5715522.

    Marzo-Castillejo M, Vela-Vallespín C. Sobrediagnóstico en cáncer [Overdiagnosis in cancer]. Aten Primaria. 2018 Nov;50 Suppl 2(Suppl 2):51-56. Spanish. doi: 10.1016/j.aprim.2018.08.002. Epub 2018 Sep 26. PMID: 30268494; PMCID: PMC6836900.

     

    Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

    Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

    Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

    Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ