• Cortisol, estresse e saúde.

    18 de abril, 2023

    cortisol estresse saude

    Se você navegou pelo TikTok recentemente, pode estar culpando inúmeras coisas por seus níveis de cortisol estar fora dos níveis normais. 

    Ao longo do último ano, os usuários publicaram no aplicativo histórias sobre como seus supostos desequilíbrios de cortisol levaram a uma série de problemas de saúde – e “recomendaram” aos  seus leitores, que dosassem seus próprios níveis de cortisol.

    O cortisol, às vezes conhecido como o “hormônio do estresse”, é um hormônio produzido pela glândula supra-renal que entre outras funções ajuda a regular a maneira como nosso corpo reage ao estresse. Isso não significa necessariamente que os desequilíbrios de cortisol são responsáveis pelas várias doenças que as pessoas estão compartilhando no TikTok.

    O estresse crônico pode até elevar nossos níveis basais de cortisol ao longo do tempo, levando a consequências. Níveis de cortisol altos de forma contínua podem enfraquecer o sistema imunológico, elevar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, além de ter alguma relação com um sono reparador. Mas tais doenças tem que ser corretamente diagnosticadas.

    Algumas condições de saúde mental, incluindo depressão e transtorno de estresse pós-traumático, podem estarem  associadas a desequilíbrios de cortisol.

    Há sempre uma indicação baseada na clínica, na para solicitação de todo e qualquer exame. Este hormônio pode ser dosado ( quando houver indicação), no sangue ou saliva, mas reflete apenas o nível naquele momento, o que especificamente não é muito útil, porque os níveis do mesmo mudam ao longo do dia. 

    Como diminuir seus níveis de cortisol?
    Caso exista alguma doença de supra-renal, ou mesmo alguns tipos de tumores cerebrais( o que é bem menos comum que o estresse do dia a dia), tratamentos específicos são necessários.

    Agora, para aumentos inespecíficos e muitas vezes transitórios de cortisol, alguns pequenos estudos sugeriram que as práticas como ioga e atenção plena, meditação, e a prática de exercícios físicos regulares, podem ajudar a diminuir tais níveis, assim como para aliviar o estresse do dia a dia .

    Reservar pausas na sua rotina diária   para relaxar e acalmar a mente é benéfico para a saúde como um todo e na realidade, todas essas medidas visão reduzir o estresse em que infelizmente vivemos .

    Cada um deve identificar os métodos que podem reduzir a ansiedade  que funcionam melhor para si mesmo, e não sair por aí, dosando este ou aquele hormônio, muitas vezes sem necessidade.

    Dra.Lizanka Marinheiro, Md,Phd

    Chefe do setor de Endocrinologia Feminina  e Professora da Pós- Graduação em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher 

    Instituto Nacional de Saúde -Fernandes Figueira

    FIOCRUZ