• SEXO E PANDEMIA

    8 de setembro, 2021

    Covid e vida Sexual - Lizanka Marinheiro

    A pandemia pode impactar na vida sexual?

    A pandemia de COVID-19 tem ocasionado grandes instabilidades socioeconômicas e em todos os ângulos da saúde global. Ainda temos muito a descobrir como os efeitos colaterais das mudanças vivenciadas, tais como níveis reduzidos de atividade física e cognitiva, piora de sintomas psicológicos e a redução aos cuidados de saúde além de outros vão impactar nas nossas vidas. E, entre eles, estão os desafios nas relações interpessoais e na saúde sexual, em níveis individuais e sociais.

    Pesquisa publicada na Sexual Medicine Reviews analisou os impactos da pandemia de COVID-19 em questões como desejo sexual, orgasmo, ejaculação, disfunção erétil e dor em orgãos pélvicos e durante a relação sexual. O estudo indicou que situações de estresse elevado, medo, ansiedade e humor deprimido podem alterar fatores relacionados ao orgasmo e a ejaculação, além do desejo sexual, extinguindo ou aumentando a necessidade/desejo de intimidade e contato sexual. Além disso, outras mudanças vivenciadas podem impactar no processo terapêutico de questões como dor genito-pélvica e disfunção erétil, considerando as instabilidades financeiras; as dificuldades encontradas  no atendimento de saúde para condições não-emergenciais e  e a falta de privacidade devido   ao confinamento domiciliar, foram fatores encontrados no estudo como impactantes para piora dessas relações.

    O estudo discute ainda que a diminuição da motivação para procurar acompanhamento de saúde para questões relacionadas à saúde sexual pode aumentar as angústias vivenciadas e os conflitos interpessoais. Ressalta-se, assim, a importância de reconhecer esses desafios para que medidas preventivas de saúde sejam tomadas, no sentido de estimular a pesquisa com fomento de produtos para capacitação de profissionais que saibam melhor abordar a saúde sexual de seus pacientes, em suas equipes multidisciplinares em tempo de pandemia, e assim os ajudá-los mais efetivamente.

    Lizanka Marinheiro, Md, PhD

    Instituto Nacional da Saúde Fernandes Figueira -FIOCRUZ

    Fonte: PENNANEN-IIRE, Corina et al. Sexual health implications of COVID-19 pandemic. Sexual medicine reviews, v. 9, n. 1, p. 3, 2021.