• Medicamentos mais usados para o tratamento da menopausa

    16 de fevereiro, 2024

     

     

     

         Apesar da menopausa não ser uma doença, mas a ultima menstruação da mulher, pode vir com sintomas que trazem muito desconforto e diminuição da qualidade de vida. Por isso  medicamentos podem ser utilizados para tratar esses sintomas, tais como:  

     

     

     

    Hormônios femininos

    Administrados por via oral,transdérmica ou implantes.

            a) Terapia de estrogênio, com ou sem um progestogênio: alivia ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e dores durante as relações sexuais. E ajuda a prevenir a osteoporose e a reduzir o risco de fraturas.   

            b) Progestágenos : A exemplo da progesterona micronizada (uma forma de progesterona natural em vez de sintética) usada em combinação com o estrogênio  com o objetivo de reduzir o risco de câncer de endométrio, associado ao uso de estrogênio isolado.

           c) Estrogênio vaginal: Mais usado na forma de gel ou cremes, contém pequenas quantidades de estradiol, liberadas diretamente nos tecidos vaginais. Ajudam na melhora da lubrificação feminina, aliviando secura ou atrofia vaginal, dor ou desconforto durante a relação sexual.

    Moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs)

            a) Raloxifeno: alivia a dor durante as relações sexuais.

            b) Bazedoxifeno: alivia ondas de calor, podendo ter ação na melhora do sono, previne a perda óssea e diminui a atrofia vaginal. Alem de apresentarem uma menor relação com a sensibilidade nas mamas e sangramento vaginal.

    Antidepressivos 

            a) Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS): aliviam a depressão, a ansiedade, a irritabilidade e a insônia. São levemente eficazes para aliviar ondas de calor.

    Anticonvulsivantes

            a) Gabapentina: Pouco eficaz para aliviar ondas de calor

     

    OBS: Toda e qualquer prescrição médica é indicada e individualizada para cada paciente, sendo feita por um profissional habilitado! 

         Se ficou com alguma dúvida a respeito dos medicamentos, seu funcionamento ou possíveis efeitos colaterais, mande uma mensagem.

     

    Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

    Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

    Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

    Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ