• Variação rápida de peso: Devo me preocupar ou comemorar?

    20 de fevereiro, 2024

        Quase todo mundo já passou pela experiência de “ganhar” ou “perder” peso rapidamente. E a depender do resultado podemos celebrar ou nos desanimar e até mesmo abandonar dietas por conta disso! 

        Mas, será mesmo que essa mudança de peso na balança significa realmente ganho ou perda de gordura? E a resposta, já te adianto, é NÃO! Nosso corpo tem um sistema de regulação dos estoques de energia muito preciso, de modo que é improvável ganhos ou perdas de gordura muito grandes em períodos muito curtos de tempo.

        E agora você deve estar se perguntando, mas e o peso que subiu ou desceu na balança, o que isso significa senão que engordei ou emagreci? O que acontece é que em geral estamos falando de mudanças nos estoques de água e não nos estoques de gordura, que caracteriza o processo de emagrecimento.

        O que ocorre é que temos uma reserva de carboidrato no corpo formada por glicogênio e cada grama de glicogênio se liga a 4 gramas de água, como em média esses estoques de glicogênio tem 600 gramas, mas pode variar até 1 kg em algumas pessoas, ao reduzimos esse estoque, podemos ter uma variação de peso de ate 3kg (0,6 do glicogênio e 2,4kg de água), o mesmo acontece se aumentamos abruptamente esse estoque. Assim, a mudança para mais ou para menos na balança em período curto, não é resultado do ganho ou perda de gordura, mas sim, de água ligada ao glicogênio! 

       Então, não precisa se desesperar ou celebrar antecipadamente em situações como, por exemplo, período pré-menstrual, viagens longas, excessos no final de semana, álcool, excesso de sódio, atividades físicas extenuantes, etc, em que a variação de peso é comum. O que você, eu e qualquer outra pessoa tivemos foi apenas uma mudança na reserva de água que consequentemente afetou nosso peso na balança!

     

    Profa. Dra. Lizanka Marinheiro, PhD, Md

    Professora  das Pós-graduações em Saúde da Mulher e em Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher

    Coordenadora da Pós-Graduação em Endocrinologia Feminina e Chefe do Ambulatório de Endocrinologia Feminina

    Instituto Nacional de Saúde Fernandes Figueira – FIOCRUZ